TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS OCUPACIONAIS ENTRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR.

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

RISCOS OCUPACIONAIS ENTRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITAR.

CAMILO, Laís Stefany Souza1; MARTINS, Diana Cavalcante2; SANTOS, Jéssica de Oliveira3; FARIAS, Elisciane dos Santos de4; SILVA, Juliana de Oliveira Musse5

1 Graduando em Enfermagem na Universidade Tiradentes – email: laissouzacamilo@gmail.com

2 Graduando em Enfermagem na Universidade Tiradentes – email: dianacavalcantemartins_18@hotmail.com

3  Graduando em Enfermagem na Universidade Tiradentes – email: biojessica1991@gmail.com

4 Graduando em Enfermagem na Universidade Tiradentes – email: eliscianefarias2013@hotmail.com  

5 Enfermeira Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes - UNIT/e-mail: julimusse@hotmail.com

Introdução

O ambiente hospitalar tem sido apontado como mórbido por aglomerar pacientes portadores de diversas enfermidades infectocontagiosas e proporcionar muitos procedimentos que ofertam riscos de acidentes e doenças para os prestadores de serviços da saúde. Estudos evidenciam que os profissionais da saúde são mais suscetíveis aos altos índices de riscos ocupacionais, destacando os profissionais de atendimento pré-hospitalar (APh) por prestarem assistência direta ao paciente, fora do âmbito hospitalar. Cada vez mais, procedimentos invasivos e complexos têm sido realizados durante esse atendimento, tornando assim esses profissionais alvos fáceis não só de desenvolver problemas devido à exposição por agentes biológicos como também psíquicos, fisiológicos, físicos, químicos, e mecânicos. A apreensão desses profissionais diante ao cliente que irá prestar assistência é um fator contribuinte para um acometimento psicológico desencadeando medo e estresse no profissional por não conhecer inicialmente qual tipo de patologia presente no individuo acolhido. A equipe multidisciplinar do APh também está sujeita aos riscos fisiológicos que estão relacionados às condições de trabalho, a exposição demasiada a elementos naturais como chuva, sol, frio e, postura inadequada, além da manipulação de peso excessivo, sendo consequências que levam a diminuição da qualidade do atendimento ao cliente. Além disso, temos a violência física ligada diretamente á clientela atendida, sendo um risco mecânico que põe a vida do profissional em risco. E por fim, o risco psíquico, onde esses profissionais estão expostos a desgaste mental devido ao assedio moral, ameaças e perseguições de pacientes, acompanhantes ou até mesmo do publico presente durante a ocorrência.

Objetivos

Visando a contribuir para a discussão do tema, este estudo teve como objetivos identificar os riscos ocupacionais que a equipe multidisciplinar do atendimento pré-hospitalar está exposta.

Material e métodos

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja pesquisa fez referência aos riscos ocupacionais que a equipe multidisciplinar do atendimento pré-hospitalar está suscetível. Para isso, foram utilizados os bancos de dados MEDLINE e LILACS, Biblioteca Cochrane e BDENF, utilizando os descritores: Riscos Ocupacionais; Equipe Multidisciplinar; Atendimento Pré-hospitalar; Serviços Médicos de Emergência. Foram usados como base 16 artigos científicos de 2003 a 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com