TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atendimento ao paciente no hospital psiquiátrico

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Como podemos descrever o atendimento ao paciente no hospital psiquiátrico de Barbacena? Elabora um parecer/opinião sobre os impactos deste atendimento no sujeito portador da doença.

O Hospital Colônia de Barbacena/MG, foi fundado em 1903 e possuía capacidade para 200 leitos, porém chegou a abrigar 5.000 mil pacientes.

O atendimento no hospital colônia, no qual ficou conhecido como “maior hospital psiquiátrico brasileiro” resultou em um genocídio de aproximadamente 60 mil mortes e atendimentos totalmente desumanos violando os direitos básicos dos seres humanos.

Pessoas que chegavam ao hospital em trens (chamados de “trens de doido”) com vagões lotados iam direto para o inferno “como ficou conhecido” e era uma viagem sem volta.

Pessoas que ao chegarem no hospital colônia tinham suas cabeças raspadas e as roupas arrancadas. Perderam o nome e junto a sua dignidade, foram rebatizados pelos funcionários, começaram e terminaram ali.

Viviam nus no corpo e na identidade, a humanidade foi de um modo terrivelmente sequestrada, homens, mulheres e crianças, ás vezes, comiam ratos, bebiam esgoto ou urina, dormiam sobre capim amontoados um em cima do outro na tentativa de sobreviver. Muitos não alcançavam as manhãs.

Eram espancados e violentados, sofriam eletrochoques que eram tão fortes, que a sobrecarga derrubava a rede do município. Os pacientes da colônia morriam de frio, de fome e de doença.

Os impactos do atendimento no sujeito portador da doença “óbvio que muitos eram internados sem ter o devido diagnóstico de doença mental”, foi de grande impacto na vida dessas pessoas, muitos dos sobreviventes da Colônia ficaram internados até o fim de suas vidas porque não conseguiram estabelecer vínculos sociais, devido ao excesso de torturas e traumas sofridos no hospício e muitas das vezes por não terem mais nenhum contato familiar.

Pacientes como Sebastiana Marques que vive em uma residência terapêutica em Barbacena quem tem o diagnóstico de esquizofrenia, possui o hábito de se isolar-se de todos e não consegue se expressar. Pacientes estes que carregaram pelo resto de suas vidas graves sequelas pelo tratamento desumano oferecido no Hospital Colônia de Barbacena.

  1. De que maneira se pode medir o impacto das políticas públicas ofertados no hospital tendo em vista a finalidade que a instituição possuía?

O Hospital Colônia de Barbacena passou longe do que diz respeito “tratamento psiquiátrico para pessoas que possuíam o diagnóstico de doença mental”, visto que se estima que 70% da população internadas no hospital Colônia não possuíam qualquer diagnóstico da doença.

Eram pessoas que se tornara indesejadas para a sociedade, jogadas ali para serem humilhadas, espancadas e violentadas.

A crueldade do tratamento ofertado no hospital era tão grande que em 1979, o psiquiatra italiano Franco Besaglia, pioneiro da luta pelo fim dos manicômios, esteve no Brasil e conheceu o Colônia. Em seguida, chamou uma coletiva de imprensa, na qual afirmou:          “ Estive hoje num campo de concentração nazista. Em lugar nenhum do mundo, presenciei uma tragédia como esta”.

  1. Você acredita que o objetivo do serviço prestado no hospital era uma cura ou na pior das hipóteses a humanização do sujeito portador da doença? Justifique.

Não. O objetivo do hospital Colônia passou longe de ser uma cura ou humanização do sujeito portador da doença.

Se realmente o hospital seguisse esse objetivo estabelecido, 60 mil pacientes não teriam suas vidas tiradas por conta das barbaridades oferecidas naquele local.

E no quesito “Humanização” não chegou nem perto do que é isto, a partir do momento em que eles não respeitavam os direitos básicos dos seres humanos, levando em consideração também que, alguns dos sobreviventes jamais puderam se ressocializar-se novamente com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com