TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CHOQUE ELÉTRICO

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS

ENFERMAGEM

ANA KARINA

ANRESSA GRACIELA PINHEIRO DA LUZ

BRUNA CARLA PAVIANI

FRANCINE COMPARIN

MARLA MARCHESI

MARCHELI M. O. MARCHETTO

WILLIAN MANNERICK FRANCISCO

CHOQUE ELÉTRICO

CAXIAS DO SUL – RS

2017

ANA KARINA

ANRESSA GRACIELA PINHEIRO DA LUZ

BRUNA CARLA PAVIANI

FRANCINE COMPARIN

MARLA MARCHESI

MARCHELI M. O. MARCHETTO

WILLIAN MANNERICK FRANCISCO

CHOQUE ELÉTRICO

Trabalho apresentado na disciplina de Primeiros Socorros da Universidade de Caxias do Sul.

CAXIAS DO SUL

2017

SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................

2 CONCEITO........................................................................................................

3 LESÕES CAUSADAS POR CHOQUE ELÉTRICO........................................

3.1 Eletrocução..................................................

3.2 Choque elétrico...............................................

3.3 Queimaduras...............................................

3.4 Queda de altura..........................................

4 CUIDADOS .....................................................................

5 CONCLUSÃO.....................................................................................................

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................

1 INTRODUÇÃO

Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, porém as vítimas de choque elétrico os socorristas sempre deverão ter um cuidado redobrado, como nosso trabalho mostra os como atender corretamente uma vitima eletrocutada, cujo seu estado físico põe em perigo a sua vida de outras pessoas, por isso devemos, aplicar medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Manter a calma e o próprio controle, porém, o controle de outras pessoas é igualmente importante. Ações valem mais que as palavras, portanto, muitas vezes o ato de informar ao acidentado sobre seu estado, sua evolução ou mesmo sobre a situação em que se encontra deve ser avaliado com ponderação para não causar ansiedade ou medo desnecessário. O tom de voz tranquilo e confortante dará à vítima sensação de confiança na pessoa que o está sendo  socorrido.

2 CONCEITO

Segundo Domiciano, os choques elétricos ocorrem de fato sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de 3º grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior.

   A intensidade depende de alguns fatores relevantes, como por exemplo, a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo, a resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor do que quando está seco.

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, estamos aptos a sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.

Temos que lembrar que outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz. O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos ocorrem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

3 LESÕES CAUSADAS POR CHOQUE ELÉTRICO

3.1Eletrocução 
Geralmente fatal, levando a vítima a óbito em instantes. Provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão costumam provocar esse tipo de acidente (acima de 600 volts). Também pode ocorrer a eletrocução com baixa voltagem se houver a presença de poças d'água, roupas molhadas, umidade elevada ou suor.

3.2 Choque elétrico

É causado quando uma corrente elétrica atravessa o corpo humano. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra por uma mão da pessoa e sai pela outra, atravessando o tórax. Nesse caso ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração, podendo causar sérios problemas cardíacos e respiratórios, além de afetar outros órgãos e músculos.

3.3 Queimaduras


A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica. Porém, quando está molhada essa resistência cai e o risco de adquirirmos um dano severo no tecido aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com