TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE ENFERMAGEM UNISUAM TRABALHO INDIVIDUAL DE PESQUISA

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE ENFERMAGEM UNISUAM

TRABALHO INDIVIDUAL DE PESQUISA

DATA:

06/10/2021

NOME:

ANDRESSA DOS SANTOS DE ARAUJO

DISCIPLINA:

PROJETO INTEGRADOR II

MATRÍCULA:

17200285

PROFESSOR:

Renê Spezani

TURMA:

901N BS

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO TRABALHO VIA GOOGLE CLASSROOM

PASSO 1

ACESSAR

Acessar o Google Classroom > Clicar na disciplina desejada. 

Observação: em MURAL estará descrita a atividade de avaliação, visível para todos os alunos.

PASSO 2

BAIXAR

Clicar em TRABALHO INDIVIDUAL DE PESQUISA > Baixar o arquivo disponível em Word. 

PASSO 3

FAZER

Responder as questões no arquivo de Word > Salvar o trabalho respondido. no formato de arquivo de Word. na área de trabalho de seu computador.

PASSO 4

ANEXAR

No local de postagem do TRABALHO INDIVIDUAL DE PESQUISA (canto superior direito) > Clicar em + ADICIONAR OU CRIAR > Selecionar ARQUIVO (terceiro ícone de cima para baixo) > Aparecerá uma tela informando: ARRASTE PARA CÁ OU SELECIONAR ARQUIVOS DO SEU DISPOSITIVO > Clicar em SELECIONAR ARQUIVOS DO SEU DISPOSITIVO > Buscar o arquivo do Trabalho Individual de Pesquisa devidamente respondido e salvo anteriormente no seu computador (conforme PASSO 3) > Clicar em FAZER UPLOAD > Clicar em ENTREGAR. Pronto, sua avaliação foi entregue ao professor!

ATIVIDADE SOLICITADA:

Para esta primeira atividade avaliativa, os grupos deverão apresentar detalhadamente por escrito a introdução e a metodologia elaboradas para o Projeto de TCC completas, com todos os itens ensinados em aula, obedecendo as regras de formatação de trabalhos científicos. Cada aluno do grupo deverá postar seu arquivo em sua plataforma.

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ANDRESSA DOS SANTOS DE ARAUJO

JULIANA FERREIRA DA SILVA MILATO

THATIANA DE OLIVEIRA BERNARDINO

PRÁTICAS GRUPAIS E INTEGRATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA CRIANÇAS ONCOLÓGICAS HOSPITALIZADAS

Rio de Janeiro

2021.2

ANDRESSA DOS SANTOS DE ARAUJO

JULIANA FERREIRA DA SILVA MILATO

THATIANA DE OLIVEIRA BERNARDINO

PRÁTICAS GRUPAIS E INTEGRATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA CRIANÇAS ONCOLÓGICAS HOSPITALIZADAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Augusto Motta, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel e Licenciatura em Enfermagem.

Orientador: Profº. Rene dos Santos Spezani.

Rio de Janeiro

2021.2

1 INTRODUÇÃO

     O estudo tem como objeto de investigação as Práticas Grupais e Integrativas de saúde, como estratégia para assistência em enfermagem de crianças oncológicas hospitalizadas e seus familiares.

     O interesse pelo estudo surgiu através do primeiro contato com a área de assistência no técnico em enfermagem, nos estágios em saúde mental onde foi abordado métodos de cuidado e implementações em práticas grupais e práticas integrativas em saúde, para complementar o tratamento terapêutico dos pacientes. Assim como, no setor pediátrico, onde foram abordados os cuidados com o paciente oncológico, assistência e cuidado no tratamento do paciente, e abordagens para o cuidado e convívio com a família.

     Com o tempo de atuação na área, surgiu o interesse na graduação de enfermagem, onde aumentou o desejo de cuidar e ajudar mais as pessoas, a admiração e a afinidade ficaram ainda maiores depois da atuação. Durante os estudos na graduação os temas abordados nas unidades curriculares de Promoção a Saúde Mental e Qualidade de vida, que mostrou que o cuidado com a saúde mental pode se relacionar em todas as áreas, mostrando as abordagens e os cuidados utilizados com o paciente na atenção básica até a atenção de alta complexidade, assim como, na disciplina de Seminários Integrados em Enfermagem IV – Bioética, Cuidados Paliativos e Tanatologia, que incentivou a buscar novas maneiras de entender o que o paciente e a família está sentindo, nos mostrou o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição do seu sofrimento, e também na disciplina de  Atenção Integral à criança e ao adolescente em unidades Hospitalares, onde despertou o interesse na assistência, cuidado, e em saber como é  baseado a vivência não só do paciente hospitalizado mas também de sua família.

      Na busca na expansão de conhecimento e através dos mecanismos de assistência e cuidados que foram abordados nas disciplinas da graduação, surgiu o interesse e a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento em Práticas Grupais em Saúde, e através de pesquisas relacionadas ao tema foi possível identificar que tem uma baixa produção de estudos e assistência de práticas grupais e integrativas relacionadas a crianças oncológicas hospitalizadas. Assim, despertou-se o interesse em nos aprofundar na temática e realizar contribuições para a melhoria da assistência e do cuidado. 

1.1 O Câncer

    Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Divide-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase (INCA, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com