TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito sociológico de saúde e a pratica da enfermagem

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ELIANA GRUNOW

R.A. 8042647

Conceito sociológico de saúde e a pratica da enfermagem

[pic 2]

[pic 3]

CURITIBA

2018

Saúde e doença são duas faces de uma moeda que devem ser analisadas sob o prisma do contexto social que o individuo está inserido. Nenhum paciente é apenas um corpo doente, mas sim um ser que reflete toda sua vivencia dentro de uma sociedade. Portanto devemos levar sempre em conta os fatores sociais como fundamentais, sendo visto a saúde como vantagens ou doença como desvantagem.

As desigualdades socioeconômicas fazem parte intrínseca do tecido social, causando embates nas camadas sociais brasileiras e isso se reflete no acesso a saúde. Camadas mais abastadas são capazes de arcar  com o preço da saúde privada, que usa de equipamentos e medicamentos de ponta para poder se promover, enquanto que as camadas mais pobres acabam sendo atendida apenas pelo SUS, que muitas vezes carece de medicamentos, equipamentos e até mesmo profissionais para atendê-los.

A concepção do SUS como universal para todos os cidadãos como atendimento a todas as classes sociais é uma politica de Estado que ainda carece amadurecimento para que se alcance sua plena aplicação.  

Com esse quadro as desigualdades sociais que imperam no país acabam refletindo na saúde do individuo e nos grupos sociais. Alguns elementos são primordiais para o acesso pleno a saúde, tais como gênero e condição socioeconômica. O nível de educação e as condições de moradia também estão ligados a dicotomia saúde-doença, bem como a localização geográfica do local onde vive.  

Um enfermeiro deve não apenas auxiliar no tratamento e diagnósticos de doenças, mas também saber analisar os vários contextos que o paciente está inserido para que possa na sua práxis alcançar o objetivo principal que é a cura deste. Ao inserir o paciente dentro de um contexto social, levando em conta os aspectos sociais, religiosos, familiares, o enfermeiro poderá entender paciente como um individuo pleno e que deve ser tratado como tal e não apenas como uma doença.

Exemplo de pratica de saúde mais humana: respeito ao gênero que o individuo se reconhece. Um paciente que tem seu gênero ignorado, sendo tratado apenas como um ser doente acaba por sentir-se ignorado como ser humano, as vezes tornando-se triste e deprimido, dificultando sua recuperação.

Referencia Bibliográfica

Balieiro, Fernando de Figueiredo – Sociologia aplicada a Saude, Claretiano, caderno de referencia- Claretiano, 2015, Batatais. https://sga.claretiano.edu.br/sav/disciplina/AFmuzQTe7PQPWulFwlwIf/material/sge/DgjihDZ6HVwfwf 

Junqueira, Cilene Rennó – Bioética- UnasSus, Unifesp- http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/5/unidades_conteudos/unidade10/unidade10.pdf acesso 22/09/2018

Teixeira, Marcos A. S- Trabalho de campo e sociologia relacional: uma experiência na favela do Turano- Revista Pontourbe - https://journals.openedition.org/pontourbe/2888 acesso 21/09/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com