TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos que prejudicam a prática do coordenador pedagógico

Tese: Conceitos que prejudicam a prática do coordenador pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 17

As concepções que subsajem as práticas do coordenador pedagógico

VIEIRA, Marimar da Silva Barros

Mestranda – Programa de Pós- Gradação em Educação

Universidade Federal do Mato Grosso

marimar_vieira@yahoo.com.br

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação sobre as concepções que subjazem as práticas de duas supervisoras e duas coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis (MT). Buscou-se conhecer as concepções sobre a função que exercem, sobre o cotidiano em que atuam e em relação à autonomia que vivenciam ou almejam. No desempenho da função coordenadora tem que lidar com as concepções sobre educação, sociedade, seres humanos e práticas educativas, que concernem à sociedade, ao sistema educacional, aos profissionais da educação e à comunidade escolar atendida. Neste sentido, a discussão sobre as concepções que subjazem as práticas do(a) coordenador(a) pedagógico(a) encontra sua relevância social e acadêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como fonte de coleta de dados, além da análise de documentos. A análise do estudo se concentrou em dois eixos de análise: o primeiro se refere à organização do trabalho pedagógico na escola – que se realiza a partir da LDB 9394/96, da Normativa elaborada pela Secretaria Municipal de Educação e pelo projeto político pedagógico elaborado pela escola. O segundo eixo traz o entendimento da cotidianidade expresso nas vozes das coordenadoras/ supervisoras. Os referenciais teóricos e metodológicos foram construídos no diálogo com Archangelo (2006), Carvalho (2005, 2006, 2008), Contreras (1997), Freire (1996), Garrido (2000), Heller (2004), Mate (2000, 2007, 2008), Medina (1997), Minayo (2007), Paro (2008) e Placco; Almeida (2007). A partir da análise das normativas e das falas das coordenadoras/supervisoras conclui-se que há uma convergência quanto ao entendimento das atribuições desses profissionais na organização do trabalho pedagógico na escola e na formação da formação continuada na escola. No entanto, as coordenadoras/ supervisoras relatam que trabalham muito e realizam diversas atividades que nem sempre correspondem àquelas correspondes à ação coordenadora. Outro ponto de estrangulamento relaciona-se com a formação continuada, em que se evidencia a não existência de um programa consistente que contribua à emancipação docente ou ao desenvolvimento profissional docente.

Palavras chaves: Escola pública. Coordenação pedagógica. Concepções e práticas.

O(a) coordenador(a) pedagógico(a) tem uma significativa importância no encaminhamento das questões pedagógicas, especialmente em uma situação de constituição da autonomia dos diversos sujeitos envolvidos no fenômeno educativo. Um aspecto a ser ressaltado é a relatividade da autonomia na realidade da escola, em que a determinação é um fato incontestável. A escolarização como um fenômeno social apresenta limites e possibilidades, a partir das quais vamos constituindo nossa identidade profissional.

Esta pesquisa tem como objeto a compreensão do papel das coordenadoras pedagógicas como participantes da equipe diretiva da escola no processo de formação continuada no espaço da instituição escolar, a partir do desvelamento das concepções e práticas desses educadores. A questão norteadora da investigação é: Quais são as concepções que subjazem as práticas das coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis? A partir desse contexto apresentamos esta pesquisa, considerando que a discussão sobre o papel que o(a) coordenador(a) pedagógico(a) assume se relaciona com a questão da organização do trabalho pedagógico na escola, e, por conseguinte, com a própria qualidade da educação, o que expressa à relevância desse tema em relação à compreensão da escola pública.

O conceito de educação passa a ser o fio condutor dessa pesquisa, na medida em que em sua forma científica requer um conceito que compreenda a especificidade e a condição da Educação, através de sua forma e conteúdo, ou seja, o homem na integralidade de sua condição histórica, que num sentido rigoroso, tem como conteúdo a própria cultura humana em sua inteireza, como produção histórica do homem (PARO, 2008).

1. A Função do(a) coordenador(a) pedagógico(a)

O(a) coordenador(a) pedagógico(a) na condução do processo de formação continuada na escola tem como foco de seu trabalho a atuação dos professores. Na articulação que faz quanto à formação centrada na escola, a partir do projeto político pedagógico, como “parceiro político-pedagógico do professor”, ao assumir uma “posição de 'problematizador' do desempenho docente: assumindo uma atitude de indagar, comparar, responder, opinar, duvidar, questionar, apreciar e desnudar situações de ensino em geral” (MEDINA, 1997, p.32).

Segundo Carvalho (2005) um dos grandes desafios da organização escolar é a construção de um projeto educativo que materialize “a utopia da qualidade social da educação” (p.189). Para o autor esse desafio pode ser enfrentado através do trabalho coletivo na escola, na medida em que este cria suporte para que a dimensão pedagógica e o espaço formativo sejam entendidos como instrumentos apropriados pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) na busca da caracterização dos problemas da escola, suas determinações no processo de ensinar e aprender. Neste sentido, identificam-se as dimensões formadora, articuladora e transformadora (GARRIDO, 2000; PLACCO; ALMEIDA, 2007) que se relacionam com a atuação da coordenação pedagógica.

O exercício da coordenação desenvolvido numa escola reflete o modelo cultural apropriado por um(a) professor(a) que desempenha atividade docente na escola e se coloca a serviço do coletivo da escola, comprometendo-se com a organização, compreensão e transformação da prática docente e do projeto político pedagógico da escola, a partir da constituição da identidade dos(as) professores(as) e da melhoria da qualidade da docência (CARVALHO, 2005, 2008).

A constituição da identidade do(a) coordenador(a) pedagógico(a) se relaciona com a historicidade e especificidade que tanto a educação, quanto o cargo ou função ocupado por esse profissional vai apresentando ao longo do tempo, o que a torna objeto de investigação e de possibilidades (MATE, 2000, 2007 e 2008).

A dificuldade para definir qual é o verdadeiro papel do(a) coordenador(a) pedagógico(a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com