TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA DO PROJETO INTEGRADOR I "O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS, DEFINIÇÕES E GENEROSIDADES DE ENFERMAGEM".

Trabalho Escolar: TEMA DO PROJETO INTEGRADOR I "O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS, DEFINIÇÕES E GENEROSIDADES DE ENFERMAGEM".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  2.825 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

NOME DOS ALUNOS

ANA MARIA DA SILVA, ANTONIA DENISIA GONÇALVES ABREU, MARIA EDNÉLIA BERNARDO DE LIMA,

MARA LILIAN E MARIA DE NAZARÉ.

TEMA DO PROJETO INTEGRADOR I

“O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS, DEFINIÇÕES E GENEROSIDADES DE ENFERMAGEM”.

ORIENTADORA:

NAIRLA.

QUIXADÁ

2013 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2.1 Objetivo geral 03

2.2 Objetivos específicos 04

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 IEC:(Informação, educação e comunicação) 04

3.2 Figuras de linguagem II 05

3.3 Sistema esquelético III 07

3.4 Sistema tegumentar IV 12

3.5 História da enfermagem V 16

4 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

A proposta deste projeto é desenvolver as habilidades teóricas e valorativas exigidas, indispensáveis para o bom desempenho do técnico em enfermagem. Nele haverá os insumos que justificam o desenvolvimento dos procedimentos, que facilitam o entendimento, já que temos sob nossa responsabilidade, a tarefa de humanização da assistência ao paciente e seus familiares, extremamente sensibilizados, ansiosos e desamparados diante da doença ou do impacto da hospitalização. Por essa razão é imprescindível que tenhamos conhecimentos teóricos e práticos, e muita segurança para transmitir ao paciente e a família, estabelecendo um laço de confiança que torna o tratamento menos sofrível.

A partir, desta conclusão óbvia, abordamos os demais temas: IEC (educação, informação e comunicação) em saúde, para que possamos compreender os sistemas de informações, utilizando ferramentas básicas para a melhoria da qualidade da assistência prestada; Figuras de linguagem, porque comunicar-se é uma necessidade humana básica, e principalmente, a nossa profissão exige que nos comuniquemos a todo o momento e de diferentes formas, por isso temos o dever de compreender como a comunicação se processa para desenvolvê-la com êxito; Sistemas esquelético e tegumentar, para reforçar a importância que ambos representam para o ser humano, por isso requer que enriqueçamos o aprendizado obtido, compreendendo-os em sua visão geral; História da enfermagem, para que conheçamos como se deu a evolução da enfermagem como profissão, com todas as suas idas e vindas ao longo da história. E para que possamos refletir sobre o legado de Florence Nightingale e Anna Nery, tendo em vista a obstinação dessas mulheres em concretizar seus objetivos mediante a todos os obstáculos encontrado em sua época.

A finalidade desse projeto é formar profissionais com padrões éticos, morais e legais. Que tenha a consciência que sua responsabilidade vai além da execução de procedimentos complicados e muitas vezes difíceis tanto para ele quanto para o paciente. Tendo em vista que a atenção, a interação, a paciência, a dedicação e a delicadeza constituem a base para sua profissão e que também devem combinar técnicas, conhecimentos científicos e experiências a esses cuidados.

A escolha dos temas abordados se deve a necessidade de aprimorar o aprendizado obtido, adicionar informações, comparar resultados de pesquisas, extrair do aprofundamento sobre os temas as respostas para as dúvidas que porventura ficaram, nos proporcionando a pensar, organizar as ideias e talvez decidir a romper com muitos paradigmas que foram enxertados ao longo da história da enfermagem.

OBJETIVOS GERAIS

• Assegurar que cada atividade de pesquisa se articule e some com o conhecimento existente, possibilitando uma percepção enriquecida.

03

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender a importância de IEC (informação, educação e comunicação) no sistema de saúde;

• Aprimorar a visão geral sobre os sistemas esquelético e tegumentar;

• Analisar o processo de desenvolvimento histórico da enfermagem.

INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE.

“A EDUCAÇÃO É MAIS DO QUE TRANSMITIR INFORMAÇÕES. É FORMAR, TRANSMITIR IDÉIAS, VISÕES DO MUNDO, VALORES E ATIVIDADES.”

O objetivo da educação em saúde é a melhoria na qualidade de vida da população, envolvendo a comunidade em projetos de saúde, desenvolvendo ações voltadas para a mobilização comunitária.

O departamento de IEC - Informação, Educação e Comunicação são responsáveis pela divulgação da imagem, da missão e das ações e objetivos estratégicos da Secretária da Saúde, e está estruturada em quatro áreas de atuação:

04

• Evento: setor responsável pelo suporte junto aos departamentos na organização da estrutura física, cerimonial, multimídia, divulgação e suporte técnico.

• Assessoria de Imprensa: é responsável por responder as demandas da mídia e produzir conteúdo que valorize as ações e os resultados obtidos pela secretaria.

• Publicidade: responsável pela elaboração de todo material das campanhas realizadas pelos departamentos tais como: confecção de folhetos, folders, jingles, faixas, painéis, banners, outdoors entre outros.

• Educação: responsável pelas campanhas da Secretaria da Saúde e tem o objetivo de promover a prevenção de doenças e incentivar hábitos saudáveis, como aleitamento materno; combater e eliminar criadouros do mosquito Aedes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com