TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÂNCER COLORRETAL E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PREVENTIVO

Por:   •  11/9/2022  •  Monografia  •  6.341 Palavras (26 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

A ETIOLOGIA DO CÂNCER COLORRETAL E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PREVENTIVO

RIO DE JANEIRO 2022

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”

como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.

Orientador: Prof. Daniel

Machado

Rio de Janeiro 2022

A ETIOLOGIA DO CÂNCER COLORRETAL E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

Trabalho        de        Conclusão        de Curso apresentado à Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy” como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.

Aprovada em: Duque de Caxias, 07 de

Junho de 2022.

BANCA EXAMINADORA

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que me deu coragem, força de vontade e oportunidades para superar todos os desafios, por ter me sustentado nesta caminhada, que não foi fácil e por ter me concedido grandes vitórias.

Aos meus pais, que me incentivaram a cada momento e não permitiram que eu desistisse, mostrando a força do valor da família. Ao meu noivo que me ajudou em cada passo durante toda a trajetória deste trabalho.

Aos professores do curso de Biomedicina, que através dos seus ensinamentos permitiram que hoje eu pudesse estar concluindo o curso.

Aos meus amigos pela compreensão da ausência e do afastamento temporário.

Ao meu orientador que com seu conhecimento me orientou o possível para o êxito.

Aos membros da Banca, que aceitaram estar presentes neste momento especial.

“Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade

que nos faz agradecidos, mas a gratidão

é que nos faz felizes.”

Albert Clarke

SUMÁRIO

Resumo        6

Abstract        7

  1. INTRODUÇÃO        8
  2. OBJETIVOS        10
  1. Objetivo Geral.        10
  2. Objetivos Específicos.        10
  1. METODOLOGIA        10
  2. REFERENCIAL TEÓRICO.        11
  1. Anatomia do Cólon e Histologia.        11
  2. Doenças Inflamatórias.        13
  3. Etiologia do Câncer Colorretal.        14
  4. A genética e o Câncer Colorretal.        14
  5. Métodos de triagem do CCR        16
  1. RESULTADOS        20
  1. Experiência de 5 anos em pacientes com diagnóstico de Câncer Colorretal Com correlação idade inferior e acima de 50 anos.        20
  2. Câncer colorretal – resultados da avaliação patológica padronizada        22
  3.         Obesidade e desenvolvimento de adenoma estão associados como precursores do câncer colorretal.        24
  1. CONCLUSÃO        26
  2. REFERÊNCIAS        28

RESUMO

O carcinoma colorretal (CCR) é uma das malignidades mais comuns que afetam o trato gastrointestinal e é uma das principais causas de mortalidade no mundo.        São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. Em sua maioria, o CCR se desenvolve silenciosamente e pode não ser detectado por um longo período, o que avança o processo de evasão tumoral dificultando ainda mais o tratamento. No entanto, na maioria dos casos o CCR produz sintomas clínicos como fadiga, fraqueza e dores abdominais, e podem ser ocasionadas pela mudança de hábito gastrointestinal e o sangramento oculto. Neste aspecto, a pesquisa de sangue oculto (PSO) é um dos principais exames de triagem para o CCR, pois não é um método invasivo e possui custo acessível a todas as classes sociais.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é elucidar a etiologia do câncer colorretal bem como a importância do diagnóstico preventivo, para evitar a progressão do tumor correlacionando com estudos sobre os fatores de riscos evidenciando a fisiopatologia do CCR. A metodologia utilizada constituiu na busca de pesquisa exploratório e descritiva e na análise de artigos no Pubmed, Scielo, bem como sites de estudos relacionados ao determinado foco do tema. Foram selecionados artigos que continham descrições do câncer de colorretal, manejo ou dados estatísticos relacionados a este tipo de neoplasia. Foram feitos estudos correlacionados, baseados em pacientes com idade inferior a 50 anos, mostrando que não houve correlação genética ou hereditárias associadas ao CCR. A obesidade também foi tema para pesquisa como fator de risco para CCR, no qual a proporção foi maior em relação aos indivíduos de peso normal ou sobrepeso, uma vez que 47,8% dessa população apresentou lesões adenomatosas. É necessário frisar que mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas para a manutenção da saúde e o uso de ferramentas de diagnóstico preventivo pode diferenciar a longevidade com qualidade de vida, ou a brevidade com cuidados paliativos.

Palavras-chave: Câncer Colorretal, neoplasia, Colonoscopia, Sangue oculto.

ABSTRACT

Colorectal carcinoma (CRC) is one of the most common malignancies that affect the gastrointestinal tract and is one of the leading causes of mortality worldwide. There are approximately 40,000 new cases diagnosed per year, among men and women. Of this total, about 30% occur due to behavioral factors, such as poor diet, smoking and physical inactivity. Most CRC develops silently and may not be detected for a long time, which advances the tumor evasion process, making treatment even more difficult. However, in most cases, CRC produces clinical symptoms such as fatigue, weakness and abdominal pain, which can be caused by changes in gastrointestinal habits and occult bleeding. In this aspect, the occult blood test (OBP) is one of the main screening tests for CRC, as it is not an invasive method and is affordable for all social classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (551.4 Kb)   docx (395.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com