TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DERRAME PLEURAL

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE- ETTAL[pic 1]

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

UBÁ- MG

MARIA APARECIDA TEIXEIRA

DERRAME PLEURAL

UBÁ-MG

SETEMBRO, 2019

MARIA APARECIDA EIXEIRA

        

DERRAME PLEURAL

Trabalho apresentado a disciplina de Enfermagem II, apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Pedagogia, sob a supervisão da professor Ednei.

UBÁ-MG

SETEMBRO, 2019

RESUMO: O QUE É DERRAME PLEURA

        

        Derrame pleural, comumente conhecido como água no pulmão é um acumulo de líquidos dentro de uma membrana que protege o pulmão (pleura). No qual, esse liquido exerce uma força no órgão, ou seja ele comprime o mesmo causando dificuldades para respirar e de no peito. Em geral esse tipo de derrame é um sintoma de outras doenças do organismo, ou seja, pode ser associado a um sintoma ou consequência de outras deficiências do organismo.

        A pleura é uma membra dubla que reveste todo o pulmão, auxiliando no seu movimento de inspiração e expiração, sendo ela s a pleura visceral, camada interna e a pleura parietal camada externa.

        Tal derrame acontece por decorrência de uma superprodução de liquido seroso (liquido composto por um ultrafiltrado plasma, com função de lubrificar a pleural auxiliando-a nos seus movimentos), ou quando o sistema linfático não consegue fazer a reabsorção desse líquidos, acumulando-o na cavidade pleural, consequentemente comprimindo o pulmão, dificultando a respiração.

        O derrame pleural pode ser classificado de diversas maneiras, variando de acordo com a composição química presente nos líquidos acumulados. Sendo eles:

  • Derrame transudativo: é composto por liquido pobre em proteínas, de cor clara. Sua causa está associada a insuficiência cardíaca, seguida de cirrose, ascite e hipoalbuminemia.
  • Derrame exsudativo: O liquido deste tipo é mais viscoso e opaco, rico em proteínas e células inflamatórias, geralmente acompanhadas de sangue e pus. As causas desse tipo de derrame estão associadas a pneumonia, câncer de pulmão, embolia pulmonar, lúpus e artrite reumatoide, infecções virais e tuberculose.

        Também existem uma classificação quanto ao caráter desse derrame, ou seja quando sabemos que algum acumulo na cavidade da pleura, como:

  • Quilitórax: acumulo de liquido com aparência leitosa, rico em gordura. Ligado a traumas na região toraxica, neoplasias, causas congênitas, infecções e trombose no coração.
  • Quiliforme: Liquido semelhante ao quilotórax, porém em colesterol.
  • Hemotórax: Fluido com presença de sangue por conta de traumas, resultado de coagulopatia ou rompimento de algum vaso sanguíneo importante, geralmente associado a acidentes.
  • Empiena: Presença de pus na cavidade. Associado a complicações de pneumonia, toracotomia, abscessos e infecções.

Quanto a localização desse derrames podemos classifica-los como

  • Derrame infra-pulmonar ou subpulmonar: ocorre abaixo da pleura do pulmão.
  • Derrame loculado: é o mesmo que derrame pleural.
  • Loculação entre as fissuras (tumor fantasma): acumulo de líquidos nas fissuras do pulmão.
  • Pulmão preso: fenômeno raro, no qual uma camada fibrosa se forma envolvendo todo o órgão, impedindo o movimento de inspiração. Associada geralmente por uma empiema ou tumor.

        Há também alguns fatores de risco que contribuem par o acondicionamento do mesmo como o uso de fumo, bebidas alcoólicas, pressão alta, insuficiência cardíaca, doenças autoimunes, histórico de contato com amianto e sustâncias cancerígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com