TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exame Físico

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  1.890 Visualizações

Página 1 de 15

Modulo 4

Exame Físico é o processo de examinar o corpo de um paciente para determinar a presença ou a ausência de problemas físicos. Essa ferramenta deve ser utilizada com o objetivo de maximizar a assistência de enfermagem. Analise as afirmativas sobre o exame físico e assinale a alternativa correta:

I – Ele é parte essencial da avaliação de enfermagem.

II - Ele pode ser delegado ao técnico de enfermagem.

III - Ele não demanda um ambiente adequado.

IV – Ele é essencial para o planejamento da assistência de enfermagem.

As afirmativas I e IV estão corretas.

Quando o enfermeiro realizar um ótimo exame físico o mesmo reconhece os diagnósticos de enfermagem, que subsidiam as condutas, possibilitando um trabalho interdependente, associando os cuidados com a equipe multidisciplinar.

Conseguir associar os dados clínicos e ainda entender os sinais emitidos pelo paciente, como o significado do adoecer, seus pontos fortes e fracos propiciando um cuidado digno e profissionais mais satisfeitos com o resultado do trabalho.

O exame físico geral permite identificar as condições globais do paciente e, em geral, ocorre após a entrevista.

É correto afirmar que

I. as técnicas básicas para a realização desse exame são: inspeção, palpação, percussão e ausculta.

II.ele restringe-se ao âmbito físico, pois o âmbito mental é avaliado durante a entrevista.

III. ele envolve a avaliação de todos os aparelhos e sistemas, excetuando o exame neurológico que, devido a sua complexidade, deve ser realizado apenas por profissional competente.

Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Somente é correto afirmar que as técnicas básicas para a realização desse exame são: inspeção, palpação, percussão e ausculta, tendo em vista que o exame físico também examina o âmbito mental através da inspeção que fornecem “pistas” sobre o estado emocional e mental do paciente.

A aferição adequada da pressão arterial é procedimento fundamental nas medidas de prevenção de agravos cardiovasculares.

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Após a realização de exercícios físicos, devido ao aumento do débito cardíaco, observamos elevação da pressão arterial.

II. Uma pessoa que apresenta pressão arterial de 160x80 mmHg está com hipertensão sistólica.

III. Deve-se insuflar o manguito do esfigmomanômetro até aproximadamente 230 mmHg para que se possa iniciar a aferição da pressão arterial.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Após a realização de um exercício físico é recomendado o paciente aguardar 20 minutos para averiguar sua pressão arterial devido às alterações de frequência cardíaca proporcionada pelo exercício físico.

No manuseio do esfigmomanômetro deve-se insuflar até a pulsação não for mais palpada e adicionada +30mmhg para que possa iniciar a averiguação da pressão arterial.

A aferição dos sinais vitais é parte da realização do exame físico e possibilita a identificação de dados fundamentais para a avaliação clínica do indivíduo. Ao receber o plantão, o enfermeiro da unidade aferiu os sinais vitais do paciente JCM de 25 anos e obteve os seguintes resultados: Temperatura = 37,9°C, Pulso = 80 bpm, Respiração = 38 mrm e Pressão Arterial = 124x82mmHg. Quais desses sinais vitais mostraram-se alterados?

Temperatura e respiração.

As alterações são identificadas pelo pulso, que é normalmente 39–59 para adultos bpm e respiração que pode variar de 12 a 20 mrpm

Inspeção, palpação, percussão e ausculta são técnicas de realização do exame físico. Considere as seguintes afirmativas:

I - Durante a inspeção podemos avaliar diversas as condições do paciente, como por exemplo, a coloração de sua pele e seu estado nutricional.

II - A percussão está associada apenas ao sentido do tato.

III - A palpação permite, entre outras coisas, avaliar a sensibilidade e a textura de pele do paciente.

IV - Há dois tipos de percussão: direta e indireta.

Assinale a alternativa correta:

Apenas a afirmativa II está incorreta.

A palpação é associada ao sentido do tato e pressão, identificando modificações de textura, espessura, consistência, sensibilidade, dureza e volume.

Modulo 1

A Promoção de Saúde representa uma possibilidade de mudança radical no modo atual de conceber e praticar saúde. Mas, para atingir suas metas, será preciso revisitar criticamente seus fundamentos e práticas. Analise as afirmativas apresentadas a seguir:

I - Não há influência das mudanças sociais sobre a saúde, pois tais eventos são completamente distintos um do outro.

II - A distribuição dos recursos de saúde tem sofrido influência de dinamismos da sociedade, mas esse fato não possui impacto significativo.

III - A saúde sofre impactos das mudanças sociais, inclusive no que diz respeito à modificação do perfil de morbidade e mortalidade.

IV - Embora possa haver influência da sociedade na saúde, esta não é relevante, pois a forma de organização da sociedade nada tem a ver com modificações do perfil de morbidade e mortalidade da população.

Assinale a alternativa certa:

Apenas a afirmativa III está correta.

Modificar hábitos de vida da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com