TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Farmácias Similares

Por:   •  26/8/2020  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

  

  

  

  

  

[pic 1]  

  

  

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ  

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL  

  

  

Resenha Crítica de Artigo 

[pic 2]  

Bruna Rosa de Souza  

  

  

Trabalho da disciplina: Psicofarmacologia  

                                                                 Tutor: Prof. Glaucio Dire Feliciano 

  

  

Pelotas - RS

 2020

  

  

FARMÁCIAS SIMILARES: SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA PARA A BASE DA PIRÂMIDE NO MÉXICO

 

 

Referência: CHU, Michael. Garcia-Cuellar, Regina. 311 \u2013 P03. Rev: April 27TH, 2011. Acesso em 01 de dezembro de 2017.  

 

 

O presente artigo aborda o percurso e criação da farmácia Simi, fundada por González Torres, conhecido como “Dr Simi”, e que revolucionou a história da indústria farmacêutica no México. A farmácia Simi foi fundada em 1997 a partir de uma loja em um bairro de baixa renda na Cidade do México. Ela se diferenciava das demais devido ao baixo custo (cerca de 30% inferior aos demais) que seus produtos eram revendidos a população, o que ocasionava no questionamento da eficácia dos mesmos. A farmácia Simi foi a primeira empresa do ramo farmacêutico a trabalhar exclusivamente com medicamentos genéricos no país, tinha também estratégias de vendas diferentes das farmácias convencionais.

[pic 3]Em 1998, enquanto a maioria dos países distinguia os medicamentos em dois grupos: o de marca e os genéricos, no México eles começavam a serem classificados em: medicamentos inovadores, genéricos intercambiáveis, aprovados em testes clínicos e os similares ou cópias genéricas, aprovados, mas não reconhecidos como idênticos ou que funcionassem da mesma maneira que os originais. Essa classificação se deu após reforma das leis nacionais de saúde que englobavam todos os produtos das farmácias Simis no quesito “similares”, mas não idênticos.

Com a Simi em ampla expansão, González Torres deu início a um projeto conhecido como “SimiSeguro” que dava daria origem a um laboratório médico central e um seguro de saúde básico para a população. Em 1999, forma-se o grupo “por um país Mejor”, que possibilitava a vinculação de todas as atividades abrangidas pela Simi.

Com o tempo, apesar da qualidade de seus produtos ser questionadas, logo a Simi se expandiu rapidamente pelo país devido a campanhas publicitarias cujo slogan era “o mesmo, só que mais barato”, dentro os produtos vendidos estavam uma ampla gama de medicamentos básicos e produtos complementares, incluindo artigos de beleza e higiene pessoal. As farmácias Simis passaram a disponibilizar em suas lojas, com exceção das menores, consultórios médicos que disponibilizavam consultas de clínica geral, por um médico da família por valores equivalentes  a menos de dois dólares. Esses consultórios não eram operacionalizados pelas Farmácias Simis e sim por uma organização sem fins lucrativos chamada Best Foundation.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (188.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com