TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Farmácias Similares

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ – PÓLO EaD BARRA DO PIRAÍ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

MARIANA PREM MENDES

FICHAMENTO – “FARMÁCIAS SIMILARES”

Maio de 2018

RESUMO

        Sobre o nome “Farmácias Similares”, uma rede de farmácias atua de modo a vender os seus medicamentos similares aos “originais” com um preço bem abaixo do mercado tradicional, com o objetivo de fazer com que toda a população pudesse ter acesso a eles. O mesmo ocorre com as consultas médicas oferecidas, que também possuem um valor bem baixo. Não demorou muito para que o negócio de Victor González Torres se transformasse no maior sucesso.

        Quando as Farmácias Similares inauguraram, a saúde pública mexicana estava no auge. O presidente Fox, que cumpria o mandato na época, priorizava a saúde e prezava por um serviço de qualidade e acessibilidade. Os setores público e privado estavam atuando de forma simultânea para o bem estar e pela saúde da população, algo jamais visto até então.

        Quando o presidente Fox foi eleito em 2000, o povo mexicano viu pela primeira vez o Ministério da Saúde sendo ocupado por uma pessoa que realmente fosse um profissional da área e que, obviamente, estaria mais apto a responder desse lugar. O ministro da saúde reuniu profissionais para reformar o sistema de saúde de forma radical.

        Diante do sucesso das Farmácias Similares durante o período de maior investimento que o México teve na saúde pública, há o questionamento de que se realmente houve, por parte do governo, o investimento suficiente para uma saúde pública de excelência.

        É importante resaltar também que a qualidade dos medicamentos oferecidos por essa rede foi colocada em questão, se os similares tinham a mesma eficácia dos vendidos convencionalmente.

À medida que a rede de farmácias crescia, surgiam dúvidas sobre se os produtos vendidos pela Simi eram realmente equivalentes, do ponto de vista terapêutico, aos vendidos pelas farmácias normais, que tinham o aval de marcas estabelecidas e geralmente globais. (pág 8)

COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO

        O sucesso das Farmácias Simi é inegável. Victor González Torres conquistou a população mexicana em pouco tempo, e ao mesmo tempo atraiu olhares de desconfiança.

        Muitas famílias ao redor do mundo estão em condição de baixa renda e dependem do governo para sanar suas necessidades básicas, principalmente de saúde. É imprescindível que a saúde pública tenha um projeto completo, que ofereça à população tudo o que seja necessário, inclusive os medicamentos, que são o ponto principal da cura de muitas doenças.

        Todas as pessoas precisam ter acesso à medicamentos de eficácia comprovada e não duvidosa. Não é só porque é gratuito ou vendido a preço mínimo que deve ser distribuído sem vigilância e sem cuidado.  

REFERÊNCIAS

CHU, Michael. Garcia-Cuellar, Regina. 311 \u2013 P03. Rev: April 27TH, 2011. Acesso em 03 de maio de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com