TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Folder Climério

Por:   •  2/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fazer exercícios no climatério resulta em muitos benefícios para o corpo:

  • Melhora o funcionamento do coração e vasos sanguíneos, da capacidade respiratória;
  • Promove o ganho de massa óssea, a elasticidade e a forma muscular (prevenindo a osteoporose e diminuindo o risco de quedas e fraturas);
  • Diminui a pressão arterial em mulheres com pressão alta;
  • Melhora a ação da insulina (o hormônio que queima o açúcar),
  • Evita a flacidez.

[pic 2]

SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM

PROFESSORA FRANCIELI RIBEIRO DE

FREITAS DE MELLO

ACADEMICO MARCO ANTONIO DIAS DA SILVA[pic 3]

[pic 4]

É tempo de se cuidar maIS!

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA: POR ONDE COMEÇAR?

A primeira coisa que você precisa saber é que climatério e menopausa não são doenças: representam uma fase natural da vida, pela qual todas as mulheres irão passar. É importante lembrar que climatério e menopausa são duas palavras com significados diferentes, embora popularmente sejam consideradas a mesma coisa.

O QUE É O CLIMATÉRIO?

O climatério é o conjunto de alterações físicas e psíquicas que marcam a transição entre o período reprodutivo da mulher (em que ela é capaz de engravidar) e o período não reprodutivo (em que ela não é mais capaz de engravidar). Para a maioria das mulheres, o climatério começa por volta dos 35 anos e termina mais ou menos entre os 60-65 anos.

O QUE É A MENOPAUSA?

Ela significa o fim definitivo da menstruação, confirmado após se passarem 12 meses seguidos da última menstruação. Ocorre geralmente entre os 45-55 anos (em média, aos 50 anos) e é comum que as mulheres cheguem à menopausa em idade semelhante à de suas mães e irmãs.

É importante você lembrar que, apesar do climatério ser um período que às vezes apresenta dificuldades, é uma fase importante da vida, que não podemos evitar. É uma fase com algumas perdas, mas também com ganhos; de novas limitações, mas também de novas possibilidades para as mulheres. É possível vivenciar o climatério com energia e coragem, aprendendo os limites e oportunidades do processo de envelhecimento, para que um novo equilíbrio seja encontrado na sua vida.

SINAIS E SINTOMAS:

[pic 5]

DICAS PARA ENFRENTAR ESSA FASE:

Vitamina D- Baixos níveis de vitamina D estão ligados a um maior risco de fraturas após a menopausa. Nosso corpo produz esse nutriente quando exposto ao sol pelo menos 40 minutos ao dia;

Água- A desidratação pode afetar o sistema nervoso, o que provoca as ondas de calor. Por isso o organismo precisa de água para ajudar no seu processo de desintoxicação dos rins, fígados e sangue.

Controle de peso- Cerca de 90% das mulheres ganham peso no climatério por causa das mudanças hormonais, ligadas ao aumento do cortisol e diminuição do estrógeno, progesterona e testosterona. Por isso, faça exames periódicos e mantenha o peso em uma faixa saudável.

Coma para se sentir bem- Uma alimentação balanceada em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais é crucial para uma boa saúde, e consequentemente, para o peso em dia também.

Reposição hormonal- Os principais hormônios alterados após a menopausa (estrogênio, progesterona e testosterona) são importantes na proteção do cérebro, coração, ossos, bem como desejo sexual. Por isso, fazer a reposição desses é como dar uma renovada na vida, e se puder optar por produtos naturais, melhor ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (305.8 Kb)   docx (324.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com