TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ligamento Cruzado

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  2.987 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1: Analise o caso clínico e responda: Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.[pic 1]

1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?

R.: O ligamento cruzado anterior tem a função de estabilizar o joelho no sentido da rotação e estabilizar a extensão do joelho.

Ligamento patelar; Ligamento colateral fibular (lateral); Ligamento colateral; tibial (medial); Ligamento poplíteo oblíquo; e ligamento poplíteo arqueado.

2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.

R.: Tibia, patela e fêmur – tem movimentos de flexão e extensão, e uma leve rotação lateral e medial.

3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados

R.: A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

 4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo.

R.: Caso o Atleta deseje retornar aos esportes o ideal é fazer a cirurgia de reconstrução do LCA para que o mesmo não venha a ter um novo entorse, com piores consequências, tendo em vista que com o LCA rompido vai sobrecarregar o menisco e assim futuramente ter lesões de menisco e artrose. Após a cirurgia, iniciar o tratamento com fisioterapia para restaurar a força e função muscular por meio de exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com