TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos Cruzado 1986

Ensaios: Planos Cruzado 1986. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO CRUZADO

O que foi?

O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada.

Principais medidas econômicas do Plano Cruzado

- Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada Cruzado tinha o valor de 1.000 Cruzeiros.

- Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano

Efeitos na economia

- Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços;

- Após alguns meses, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país.

- No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.

Plano Cruzado

Quando Sarney chegou a presidência da República, a economia estava numa situação extremamente difícil. O déficit orçamentário chegava a 60%. Pesava também a dívida externa, que, naquele tempo, era impagável.

Logo que assumiu, Sarney procurou nortear as diretrizes de seu governo, buscava se legitimar no cargo para evitar um retrocesso político. Poderia ter o mesmo destino dos presidentes depostos. No terreno da economia, a fórmula apresentada a Sarney foi aquela aplicada em todo o mundo na época, um processo recessivo, de restrições profundas aos investimentos e que levaria a um aumento substancial do desemprego no país.

Sarney não aceitou, considerava essencial não sacrificar os mais pobres e criar desemprego. Secretamente, o presidente Sarney combinou com o ministro do Planejamento, João Sayad, que mandasse a Israel um economista para estudar em profundidade o plano israelense. Pérsio Arida foi o escolhido.

De volta ao Brasil, Arida deu as linhas gerais do plano, que tinha uma dificuldade muito grande: estabelecer um pacto interno no qual as forças políticas sustentariam as consequências do processo de ajuste. Este pacto se revelou inviável, mas o presidente decidiu aplicar o Plano mesmo sem ele. Inicialmente, a equipe econômica baixou um primeiro decreto, de alinhamento de preços —ninguém sabia do que se tratava. Preços e salários foram reajustados linearmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com