TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS: GLICONEOGÊNESE

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

 

   

 

 

METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS: GLICONEOGÊNESE

 

 

                                   

ACADÊMICAS: CARINE ALBA BENACHIO

 ÉVELIN BONOMETTI

FABÍOLA MUCELIN

KEISY FIORENTIN

KYARA BORGHETI

PROFESSORA: JÉSSICA ZOLIM ANDREATTO MANDELLI

  

CARAZINHO, 2019

SUMÁRIO

OBJETIVOS .......................................................................................................................03

METODOLOGIA ...............................................................................................................04

GLICONEOGÊNESE E METABOLISMO DOS GLICÍDIOS .........................................05

REAÇÕES DA GLICONEOGÊNESE ...............................................................................06

AS REAÇÕES: A PARTIR DE PIRUVATO .....................................................................06

O CUSTO ENERGÉTICO DA GLICONEOGÊNESE ......................................................07

GLICÓLISE E GLICONEOGÊNESE ................................................................................07

REGULAÇÃO DA GLICONEOGÊNESE .........................................................................08

CICLO DE CORY ...............................................................................................................10

SUBSTRATOS DA GLICONEOGÊNESE ........................................................................10

INIBIÇÃO DA GLICONEOGÊNESE PELO ETANOL ....................................................11

CONCLUSÃO .....................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................13

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Apresentar a regulação da via metabólica da gliconeogênese em estado de jejum do organismo.

  1. Objetivo Específico

Detalhar as etapas da gliconeogênese e apresentar um comparativo desta via metabólica a conversão da glicose em glicólise. Conceituar esta via e explicar onde e como ocorre no organismo.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo bibliográfico com bases de dados online e em artigos acadêmicos. Foram utilizados os seguintes descritores: gliconeogênese, metabolismo dos carboidratos e via metabólica da glicose, tendo como critérios de inclusão artigos em português e publicações a partir de 2010. Foram descartados os artigos que não abordavam a área de interesse e publicações desatualizadas que não cumpriram os critérios anteriormente estabelecidos. Selecionou-se 5 artigos para serem avaliados na revisão.

GLICONEOGÊNESE E METABOLISMO DOS GLICÍDIOS

A Gliconeogênese ocorre quando a concentração de glicose circulante vinda da alimentação diminui, o glicogênio hepático e muscular é degradado (num processo que se chama glicogenólise) fazendo com que a glicemia volte a valores normais. Mas, pode ser que este suprimento de glicose não seja sempre suficiente; entre as refeições e durante longos jejuns, ou após exercícios vigorosos, o glicogênio é consumido, situação que também ocorre quando há deficiência do suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade na absorção pelas células. Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos. Isso é realizado pela via chamada gliconeogênese, a qual converte piruvato e compostos relacionados de três e quatro carbonos em glicose.

Ocorre principalmente no fígado, é a síntese de glicose a partir de substâncias que não sejam carboidratos. Ocorre em menor extensão também no córtex renal e até mesmo o intestino delgado pode fazer a Gliconeogênese em algumas situações. Utiliza muitas das mesmas enzimas da Glicólise. São três as reações da Glicólise que devem contornadas, por serem irreversíveis:

  • Hexoquinase (ou Glicoquinase);
  • Fosfofrutoquinase;
  • Piruvato quinase.

[pic 2]

Figura 1 – Ilustração das sete etapas da degradação do piruvato em glicose.

Os precursores não-glicídicos incluem lactato, piruvato, glicerol e cadeias carbonadas da maioria dos aminoácidos. Entre as refeições, os teores adequados de glicose sanguínea são mantidos pela hidrólise do glicogênio hepático. Quando o fígado esgota seu suprimento de glicogênio (Ex: jejum prolongado ou exercício vigoroso), a gliconeogênese fornece a quantidade apropriada de glicose para o organismo.

O cérebro e os eritrócitos utilizam a glicose como fonte primária de energia. O músculo esquelético em exercício emprega a glicose a partir do glicogênio em combinação com ácidos graxos e corpos cetônicos para obter energia.

REAÇÕES DA GLICONEOGÊNESE

Considerando o piruvato como ponto inicial da gliconeogênese, as reações podem ser comparadas com as da via glicolítica, mas no sentido inverso. Muitas das enzimas e intermediários são idênticas.

A síntese de glicose a partir de duas moléculas de piruvato requer, no mínimo, 6 ATP. Portanto, a gliconeogênese é um processo bastante caro em termos de consumo de energia. Quando a gliconeogênese se processa em altas velocidades, consome mais de 60% do ATP gerado no fígado.

Esse ATP é proveniente, principalmente, da oxidação de ácidos graxos. As condições fisiológicas que necessitam a síntese de glicose, geralmente são as mesmas que apresentam disponibilidade de ácidos graxos no sangue. Nessas ocasiões, os ácidos graxos são oxidados na mitocôndria a corpos cetônicos com a consequente produção de ATP.

AS REAÇÕES: A PARTIR DE PIRUVATO

1) Conversão de piruvato em fosfoenolpiruvato (PEP) (x2)

Esta é uma das reações irreversíveis que devem ser contornadas. Para isso, é necessário uma sequência de reações catalisadas por enzimas presentes tanto no citoplasma, quanto no interior da mitocôndria. O piruvato é levado do citosol à mitocôndria ou ali gerado por meio de transaminação.  No interior mitocondrial, a piruvato carboxilase, que requer a coenzima biotina, converte piruvato em oxalacetato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (629.1 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com