TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Margaret Newman

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  1.467 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Curso de Enfermagem



Fernanda Ferreira de Souza

 Nathalia Neves Leite Silva


TEORIA DA SAÚDE COMO EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA, DE MARGARET NEWMAN

São Paulo

2019

Fernanda Ferreira de Souza RA: SPGR012840

              Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar da disciplina Teorias e Focos de Enfermagem do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, ministrada pela Prof.ª Eliana Suemi H. Okane.

Nathalia Neves Leite Silva RA: SPGR013232





TEORIA DA SAÚDE COMO EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA, DE MARGARET NEWMAN




São Paulo

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
1.1 BIOGRAFIA DOS COMPONENTES DO GRUPO.......................................5

1.2 BIOGRAFIA DE FERNANDA FERREIRA DE SOUZA................................6

1.3 BIOGRAFIA DE NATHALIA NEVES LEITE SILVA.....................................7

2 BIOGRAFIA DA TEORISTA MARGARET NEWMAN....................................8

3 TEORIA DA SAÚDE COMO EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA................................................9
4 EXEMPLO PRÁTICO...............................................................................................................12

5 QUESTÕES....................................................................................................13

6 OBJETIVO.....................................................................................................14

7 METODOLOGIA............................................................................................15

7.1 MÉTODO DE ENSINO.........................................................................................................16

7.2 MÉTODO DE AVALIAÇÃO...................................................................................................17

8 DESENVOLVIMENTO PESSOAL..................................................................18
9 CONCLUSÃO.................................................................................................19

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................20

1 INTRODUÇÃO.

Sabe-se que para compreender as teorias de enfermagem é necessário ter conhecimento que as teorias são construídas a base de conceitos, que são imagens mentais representando a realidade.
Todas as teorias orientam a prática e auxiliam o profissional de enfermagem no dia-a-dia; buscando sempre a melhoria para seus pacientes.
Neste trabalho iremos abordar a Teoria da Saúde como expansão da consciência, por Margaret Newman e como Newman proporcionou uma nova visão do mundo da saúde de uma maneira lógica.

  1. BIOGRAFIA DOS COMPONENTES DO GRUPO

    Á seguir será apresentada uma autobiografia de cada integrante do grupo.

1.2 BIOGRAFIA DE FERNANDA FERREIRA DE SOUZA

Meu nome é Fernanda Ferreira de Souza, tenho 23 anos e nasci no dia 17 de setembro de 1995. Nasci na cidade de Carangola - MG, mas aos 13 anos fui morar no Rio de Janeiro e há 1 ano vim morar em São Paulo.

Em 2013 eu acabei o ensino médio, com muita pressão por parte da família comecei a fazer faculdade de direito, só que não era a minha primeira opção. Depois de dois anos e meio, vi que realmente não era minha escolha, e não iria ser feliz na profissão. Resolvi conversar com a minha família e falar que queria trocar de curso, eles não aceitaram de início, mas depois de um tempo eles começaram a aceitar.

No ano de 2018 me mudei para São Paulo, resolvi fazer o vestibular para o meu tão sonhado curso, Enfermagem, mas por vários motivos não consegui entrar na faculdade no segundo semestre de 2018. Porém, em 2019 consegui entrar no Centro Universitário São Camilo, foi quando o sonho começou a se realizar.

A enfermagem sempre foi minha primeira escolha, meu sonho. Sempre quis ajudar as pessoas, mesmo sendo tímida. Quero fazer parte das pessoas que salvam a vida das outras, que são corajosos para lidar com qualquer situação.



  1. BIOGRAFIA DE NATHALIA NEVES LEITE SILVA

Meu nome é Nathalia Neves Leite Silva, tenho 18 anos e nasci no dia 13 de julho de 2001. Nasci em São Paulo, SP, e sempre morei aqui. Moro com meus pais e meu irmão, ambos meu pai e minha mãe não têm Ensino Superior, então um dos sonhos deles é que eu me forme e tenha um diploma na área que eu mais gostar.
Finalizei o ensino médio no ano de 2018 e decidi que no primeiro semestre do próximo ano, iria apenas trabalhar. Sou professora de inglês atuando na área aproximadamente há 1 ano.
Quando decidir ingressar na faculdade, estava em dúvida de qual curso escolher; as opções eram: Medicina Veterinária, Letras, Enfermagem e Nutrição.
Optei por Enfermagem porque grande parte da minha família é técnico em Enfermagem, incluindo minha avó materna, que foi minha principal inspiração. Com tantas pessoas em minha volta comentando sobre a profissão, acabei me interessando e decidi escolher o Centro Universitário São Camilo para realizar esse sonho.















2. BIOGRAFIA DA TEORISTA MARGARET NEWMAN

Margaret Newman nasceu em 10 de outubro de 1993, no Tennessee, EUA.
Newman graduou-se pela Baylor University, Texas, em economia doméstica e inglês, em 1954; tornou-se Bacharel em enfermagem pela Universidade do Tennessee, Memphis, em 1962; Mestre em enfermagem em 1964, pela Universidade da Califórnia, São Francisco e PhD em Ciência da Enfermagem e Enfermagem Reabilitatória  em 1971, pela Universidade de Nova York, EUA.
Atuou como membro docente nas Universidades de Nova York, Pensilvânia e Tennessee. Nos dias de hoje, leciona na Universidade de Minnesota. Dr.Newman coleciona diversos prêmios e participações em palestras, revistas, jornais, etc. de enfermagem com reconhecimento mundial.
O desejo de se tornar enfermeira deve-se a um capitulo melancólico de sua vida; sua mãe enfrentou durante oito anos a esclerose amiotrófica lateral e nesse período, Margaret teve participação indispensável como cuidadora.
Mesmo com tantos prêmios e graduações, Margaret Newman mantém uma vida acadêmica ativa e continua sendo motivo de homenagens e tributos.

Durante seu doutorado, devotou-se aos estudos e desenvolvimento da uma teoria de enfermagem com foco nos relacionamentos entre o movimento, o tempo e o espaço. Foi inspirada pela sua própria experiência, onde caracterizava sua mãe como imobilizada no tempo e no espaço.
(GEORGE, JULIA, 2000)






















3 TEORIA DA SAÚDE COMO EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
 

Para desenvolver sua teoria, Margaret teve alguns inspiradores que defendiam
 os seguintes conceitos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com