TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Margaret Mead e Marcel Mauss

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Margaret Mead e Marcel Mauss abordam as relações entre indivíduo, sociedade e emoções. Tomando ambos os autores em conjunto, o que se pode aprender com eles no que diz respeito a essas relações?

O objetivo de Mauss é mostrar, através do ritual oral dos cultos funerários australianos, que as indicações dadas para as lágrimas, valem também para outras numerosas expressões de sentimentos. E que são fenômenos sociais, marcados por manifestações não-espontâneas e da mais perfeita obrigação.A coletividade está sempre presente, até mesmo nos ritos mais simples onde se pensa o indivíduo, há sempre a presença do grupo. São fixados os tempos, condições coletivas dos sentimentos e os agentes de expressão. Por isso Mauss coloca que dá para tirar prova da natureza social dos gritos e sentimentos estudando sua natureza e conteúdo, porque todos esses gritos e sentimentos tem sua eficácia e, juntamente

com os cantos, são moldados numa forma coletiva. O autor, portanto, aponta essa  demonstração  de  um  considerável  número  de expressões e emoções, acompanhadas de um caráter coletivo, para o autor, são mais  que   meras  manifestações,  são   sinais  de   expressões  entendidas,  são linguagem. E consequentemente, uma forma simbólica.

Através do texto de Mead vemos que vários fatores apontados por ela beneficia uma passagem da adolescência mais suave (consequentemente, um adulto melhor), menos angustiada e conflitiva que aquela vista nas sociedades ocidentais. Ou seja, ela faz uma correlação importante entre a cultura e as circunstâncias da adolescência. Mead alega que, diferentemente dos adolescentes das sociedades ocidentais cuja puberdade inicia com toda a certeza um período de estresse emocional, sofrimento e diversas formas de desajuste social, as adolescentes samoanas de seu estudo manifestam que não são desiguais a suas irmãs de idade inferior ou posterior à puberdade, exceto às mudanças físicas. A autora dá bastante importância aos métodos educacionais samoanos, que minimizam as diferenças individuais, evitam a afloração de conflitos afetivos entre pais e filhos e,principalmente, tratam das questões do sexo, da gravidez, do nascimento e da morte com “naturalidade”, como “fatos físicos da vida”

2 – Em suas próprias palavras (as suas e não as do autor), o que é a eficácia simbólica tratada por Lévi-Strauss?

O xamanismo é uma expressão concreta daquilo que Lévi-Strauss define como eficácia simbólica, que implica processos de interação social. Lévi-Strauss explana relatos etnográficos onde busca expor os mecanismos psico-fisiológicos penetrados dentro da ordem de concepção daquilo que chama eficácia simbólica. Durante o artigo, Strauss vai nos lançar a relatos onde procura mostrar suas ideias a partir do método estrutural. A concepção é de que o feiticeiro não seria “tanto” (quanto ele parece a primeira vista) porque ele somente desempenha a cura. Na própria ideia de feiticeiro do grupo está sobreposta a idéia de poder que causa alguma coisa. Seria um tipo de “carisma” conduzido do grupo para um indivíduo, apoiado sobre seu inter-relacionamento.

3 – Considerando o texto de Miriam Rabelo, como um futuro profissional de psicologia pode conceber e se relacionar com as curas realizadas por rituais religiosos?

Como psicólogos, precisamos acolher o que faz bem ao paciente em tratamento. Se um indivíduo chega ao consultório dizendo que participou de um ritual de cura e de fato aquilo lhe fez bem, nós, profissionais, não iremos questionar a sua fé ou suas crenças. Não importa qual seja.  Muito pelo contrário, precisamos apoiar o paciente e usufruir disso para entendê-lo e ajudá-lo. De fato, não há como conhecer um indivíduo sem conhecer suas crenças. Portanto, a  psicologia não é sobre julgamentos ou questionamentos da fé alheia, mas sim sobre promover a saúde mental. Então, como dito anteriormente, se há algo que o indivíduo acredita veementemente e o faz se sentir melhor, então precisamos aproveitar disso para benefícios dentro da terapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com