TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIAS ASSOCIADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA

Por:   •  13/8/2018  •  Artigo  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

Núcleo de Pós-Graduação e Extensão.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIAS ASSOCIADAS À VENTILAÇÃO MECÂNICA

Rio de Janeiro, 2015.

Introdução

 Um dos procedimentos mais frequentes realizados em pacientes críticos com insuficiência respiratória severa é a ventilação mecânica que, embora seja utilizada com o intuito de suprir as atividades e necessidades respiratórias do cliente em estado crítico, está associada a serias complicações, dentre as principais, a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV).

A PAV é uma infecção pulmonar grave, definida como infecção do parênquima pulmonar que surge após 48 a 72 horas de ventilação mecânica, é considerada uma das complicações mais comuns nos pacientes ventilados mecanicamente, associada a um alto índice de mortalidade, internação e custos hospitalares (SILVA, et al,2014).

Trata-se de uma patologia causada por bactérias, fungos, vírus ou parasitas, que atinge bronquíolos respiratórios e alvéolos prejudicando as trocas gasosas, podendo levar o paciente a morte, considerada dessa forma, uma infecção grave em pacientes na unidade de terapia intensiva, sendo assim um desafio para a enfermagem.

Diante desse panorama, é fundamental que ações de prevenção da PAV sejam prioritárias nas instituições de saúde, inserindo-se como a maior ferramenta capaz de reduzir o numero de pacientes acometidos por essa patologia, contribuindo dessa forma, para a diminuição da permanência desses pacientes em hospitais, reduzindo os custos e mortes associadas a esta complicação infecciosa.

Diante dessa situação surge a importância do enfermeiro, profissional que por manter contato direto e ininterrupto com os pacientes, podem contribuir para prevenção desse evento adverso. Contudo, para que medidas eficazes sejam adotadas, é primordial que esses profissionais tenham conhecimentos específicos relacionados aos cuidados de prevenção.

Face ao exposto, questiona-se: Qual o papel do enfermeiro para a prevenção de pneumonia em pacientes sob ventilação mecânica?

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do enfermeiro na prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV).

Acredita-se na importância do desenvolvimento deste estudo por apoiar-se no fato de que através da temática, propõe-se uma reflexão e a construção do conhecimento de enfermagem sobre a importância da prevenção das pneumonias associadas à ventilação mecânica, reduzindo assim as complicações e mortalidades oriundas dessa patologia.

Metodologia

Para elaboração desse estudo optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica apresenta-se como um estudo capaz de colocar o pesquisador em contato direto com aquilo que já foi pesquisado, permitindo um olhar mais ampliado sobre o tema a ser pesquisado. E ainda, a pesquisa bibliográfica propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras (SEVERINO,2000).

A metodologia de pesquisa qualitativa é aquela na qual o pesquisador busca obter resultados aprofundados através da averiguação com certo número de pessoas. Por se tratar de uma pesquisa exploratória (que busca definir como é um cenário) ela é recomendada para quem deseja fazer uma pesquisa mais geral e depois definir pontos mais específicos,ou seja, o público que vai responder a pesquisa qualitativa é que vai ajudar a definir como é o cenário para um produto ou serviço (GIL, 2006).

Para tanto, realizou-se a busca do conteúdo literário na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online), e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Para elaboração deste estudo procedeu-se à consulta nas referidas bases de dados e utilizou-se como descritores: Enfermeiro, pneumonias, ventilação mecânica. Esta busca foi realizada no período de junho de 2015. A principio retornaram apenas 28 trabalhos, sendo 18 artigos, 7 dissertações e 3 teses, porém após um refino onde foram  considerados apenas as bibliografias disponibilizadas na integra, em português e publicadas nos últimos 10 anos, obteve-se um total de 14 artigos.

Quadro 1: Nº de artigos localizados na BVS a partir dos descritores Enfermeiro, pneumonias, ventilação mecânica – 2015

DESCRITORES

BANCO DE DADOS

SCIELO

BDENF

Enfermeiro

897

3220

Pneumonia

3909

2051

Ventilação Mecânica

403

112

TOTAL

5209

5383

Ao realizar essa primeira busca, com os descritores isolados, chegou-se a um numero excessivo de resultados, dessa forma, optou-se por realizar uma segunda busca, com os descritores associados em dupla em busca de um melhor resultado, conforme descrito no quadro 2.

Quadro 2: Nº de artigos localizados na BVS com cruzamento dos descritores: : enfermeiro,  pneumonia, ventilação mecânica  - 2015

DESCRITORES

BANCO DE DADOS

SCIELO

BDENF

Enfermeiro and pneumonia

22

13

Enfermeiro and ventilação mecânica

18

23

Ventilação mecânica and pneumonia

45

52

TOTAL

75

88

Para melhor atender o objetivo proposto no presente trabalho, realizou-se uma terceira e ultima busca, abordando os descritores associados em trio  em busca de um melhor resultado, conforme descrito no quadro 3.

Quadro 3: Nº de artigos localizados na BVS com cruzamento em trio dos descritores: enfermeiro,  pneumonia, ventilação mecânica  - 2015

DESCRITORES

BANCO DE DADOS

SCIELO

BDENF

Enfermeiro and pneumonia and ventilação mecânica

8

06

TOTAL

14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com