TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS

Por:   •  13/2/2016  •  Artigo  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO DE TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS

Tamires Fernanda Vieira Oenning[1]

Lara Maria dos Santos Mergulhão Barreto2

Resumo

O presente pôster resulta de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pela UCAM /Instituto Passo 1. Esta pesquisa visa estudar o trabalho, as relações organizacionais, psicossociais, físico- ambientais e sua importância na determinação do desgaste/ adoecimento entre os Trabalhadores.

Palavras-chave: Trabalho. Adoecimento. Servidor Público. 

1 INTRODUÇÃO

        A produção do conhecimento na área de saúde do trabalhador tem sido bastante profícua no Brasil. O campo de saúde do trabalhador começou a constituir-se no Brasil no final dos anos 70, tendo na Reforma Sanitária Italiana, seu exemplo inspirador. A união dos esforços de técnicos de saúde ligados às universidades e ao Ministério da Saúde com os trabalhadores, dentro da emergência do Novo Sindicalismo, estabeleceu as bases desse conjunto de saberes e práticas, denominado Saúde do Trabalhador. Ela nasce como contraponto aos modelos hegemônicos das práticas de intervenção e regulação das relações saúde-trabalho da Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional. (CUNHA, 2007)

Pesquisar o afastamento do trabalho por doença é imprescindível para subsidiar debates sobre a condição de saúde e doença dos trabalhadores e elaborar políticas de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. E a magnitude do problema pode ser dimensionada a partir dos custos que tais afastamentos representam para os cofres públicos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A área de Saúde do Trabalhador, no Brasil, tem uma conotação própria, reflexo da trajetória que lhe deu origem e vem constituindo seu marco referencial, seu corpo conceitual e metodológico. (GOMEZ; COSTA, 1997).

A Lei 8080 dispõe sobre a conceituação de saúde do trabalhador como sendo:

Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. (CUNHA, 2007, p.23).

Embora na legislação aqui apresentada esteja explícita a garantia não só do direito à saúde do trabalhador, como também de uma série de ações que vise proporcionar melhores condições de vida e trabalho, os servidores públicos, são “[...] desrespeitados, pela carência de políticas públicas que viabilizem ações preventivas no que diz respeito à saúde e à segurança do trabalhador – servidor público.” (PEREIRA, 2003, p.14)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com