TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE

Por:   •  30/10/2018  •  Abstract  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE

Normaliza e descreve as ações relacionadas ao manejo dos resíduos, considerando suas características, dentro dos estabelecimentos, visualizando os aspectos que se refere a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento, diposição final e a proteção à saúde pública.

QUAIS ESTABELECIMENTOS NECESSITAM DESSE SERVIÇO?

Serviços prestados a saúde humana e animal; laboratórios; funerárias; medicina legal; farmácias; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de sáude; centro de zoonose; locais que realizam tatuagem; distribuidoras de produtos e materiais para diagnóstico in vitro; unidades moveis de atendimento à saúde.

Sobre legislação, podemos contar com a “RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004” que fala sobre como manusear, separar e guardar esses resíduos advindos dos serviços de saúde até que sejam coletados para seu destino final.

Os resíduos gerados nos ambientes prestadores de serviços à saúde não são lixos comuns, e por isso foi criado o PGRSS, com o objetivo de: direcionamento, separação, tratamento destes resíduos, diminuir a geração de resíduos, minimizar o risco da população e preservar o meio ambiente.

O Transporte e Armazenamento interno e externo devem ser feitos com atençao, seguindo as normas pré-determinadas, a fim de que não ocorra danos à saúde e ao meio ambiente.

OS RESÍDUOS SÃO CLASSIFICADOS EM:

GRUPO A: Resíduos potencialmente biológicos/infectantes.

Exemplo: gaze, algodão ou compressa com sangue ou secreção; bolsas de transfusão de sangue; bolsa coletora (colostomia/urina); sondas

GRUPO B: Resíduos químicos.

Exemplo: termômetros de mercúrio; lâmpadas; raio X - fixadores e reveladores; kit de diagnóstico.

GRUPO C: Resíduos radioativos

Exemplo: rejeitos radioativos ou contaminados com radionuclídeos; provenientes de laboratórios de análises clínicas; serviço de medicina nuclear e radioterapia.

GRUPO D: Resíduos comuns

Exemplo:  papel de uso sanitário, fraldas, absorventes; sobra de alimentos, restos alimentar de refeitórios; resíduos provenientes de áreas administrativas; resíduos de podas, varrições e jardins; resíduos de gessos provenientes da área de assistência a saúde

GRUPO E: Resíduos perfurocortantes

Exemplo: agulhas; ampolas de vidro; lâminas de barbear e bisturi; espátulas.

Cada resíduo tem um ciclo de vida que é dividido em cinco partes:

1° Geração;

2° Armazenamento temporário;

3° Coleta e transporte;

4° Tratamento;

5° Disposição final.

A seguir, apresentaremos um programa de oito passos que compreende da geração até a diposição final de um programa de resíduos de serviços de saúde.

1(UM): Identificar o problema

Definindo estratégias de trabalho, identificando as áreas envolvidas com o RSS e analisando as legislações Federal, Estadual e Municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com