TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifilio em Grupo

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2.1 DESAFIO 1 - ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO        4

2.1.1 Definição        4

2.1.2 Fisiopatologia        4

2.1.3 Etiologia        4

2.1.4 Manifestações Clinicas        4

2.1.5 Avaliação Diagnostica        5

2.1.6 Manejo        6

2.1.7 Diagnostico e intervenções de enfermagem        6

2.2 DESAFIO 2 - TERAPIA MEDICAMENTOSA        7

2.2.1 Anticoagulantes        7

2.2.2 Vias de administração        8

2.3 DESAFIO 3 - FUNDAMENTOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM        8

Curativo        9

2.4 DESAFIO 4 - DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERENCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo faz uma abordagem em cima de uma situação geradora de aprendizagem sobre as complicações em pós-operatório de cirurgias ortopédicas. Neste caso um paciente de 50 anos encontra-se no seu quinto dia após uma cirurgia de fêmur em membro inferior direito. Este está em casa a 3 dias. Recebeu orientações para seguir os cuidados de pós-operatório na UBS e com prescrição medica de Enoxaparina Sódica 40 mg SC 1 x ao dia, Cloridrato de Tramadol 100 mg VO 6/6 horas. Devido a um engano a enfermeira da ESF não tinha ido visitá-lo. Em visita, em seu terceiro dia de pós-operatório a enfermeiro notou vários sinais preocupantes com o paciente.

2.1 DESAFIO 1 - ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

2.1.1 Definição

A trombose venosa profunda, ou TVP, é um coágulo sanguíneo que se forma em uma veia profunda do corpo. A maioria dos coágulos de veias profundas ocorre na perna ou na coxa. Se a veia inchar, a condição é chamada tromboflebite. Uma trombose venosa profunda pode se soltar e causar um sério problema no pulmão, chamado embolia pulmonar.

2.1.2 Fisiopatologia

A trombose venosa profunda dos membros inferiores (TVP) afeta entre 1% a 2% dos pacientes hospitalizados. Esses trombos perturbam a integridade vascular dos membros inferiores e são a fonte de êmbolos que matam aproximadamente 200.000 pacientes a cada ano nos Estados Unidos. As causas da trombose incluem danos na parede do vaso, estase ou baixo fluxo e hipercoagulabilidade. Esses fatores favorecem a formação de coágulos, interrompendo o equilíbrio dos sistemas congelativo e fibrinolítico opostos. Os sintomas e sinais de trombose venosa são causados ​​por obstrução ao fluxo venoso, inflamação vascular ou embolização pulmonar.

2.1.3 Etiologia

Os coágulos sanguíneos da trombose venosa profunda podem ser causados ​​por qualquer coisa que impeça a circulação ou coagulação do sangue normalmente, como lesões na veia, cirurgia, certos medicamentos e movimentos limitados.

2.1.4 Manifestações Clinicas

Os sinais e sintomas de trombose venosa profunda podem incluir:

  • Inchaço na perna afetada. Raramente, há inchaço nas duas pernas.
  • Dor na perna. A dor geralmente começa na panturrilha e pode parecer cólicas ou dores.
  • Pele vermelha ou descolorida na perna.
  • Uma sensação de calor na perna afetada.

A trombose venosa profunda pode ocorrer sem sintomas visíveis.

2.1.5 Avaliação Diagnostica

Os médicos não podem confiar em sinais e sintomas para fazer o diagnóstico de TVP e devem depender de estudos de imagem para orientar o tratamento.

Dos procedimentos de diagnóstico para TVP, a venografia é o único teste invasivo de valor comprovado, e os estudos ultrassonográficos (US) são a moda não invasiva mais usada. Outros procedimentos são ocasionalmente usados ​​para diagnosticar TVP, incluindo pletismografia por impedância, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Os exames não são invasivos, são obtidos rapidamente e podem ser realizados em série. Em pacientes sintomáticos, a US venosa é sensível e específica para TVP proximal; no entanto, a US é insensível à trombose da veia da panturrilha e à TVP assintomática que ocorre após a cirurgia. Pacientes com sintomas de TVP recorrente também podem apresentar um problema diagnóstico difícil. Apenas cerca de 20% a 30% desses indivíduos realmente têm a doença; o restante apresenta sintomas decorrentes de insuficiência venosa crônica ou de qualquer uma das causas de dor nos membros inferiores. Após um episódio agudo, até 50% dos pacientes apresentam anormalidades no ultrassom de compressão por 6 meses, indistinguíveis dos achados originais da TVP. Portanto, há um número significativo de pacientes e circunstâncias clínicas em que o diagnóstico de TVP é difícil. Os peptídeos radio marcados com 99mTc que visam a biologia molecular da trombose devem ajudar no tratamento da doença, particularmente em pacientes assintomáticos de alto risco, em pacientes com sintomas recorrentes, em pacientes com TVP ativa na panturrilha e / ou pelve e em pacientes com exames de pulmão de probabilidade intermediária ou baixa

2.1.6 Manejo

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com anticoagulantes. Esses medicamentos, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos, diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Os pilares do manejo atual da trombose venosa profunda (TVP) são o uso rotineiro de terapia anticoagulante, meias de compressão elástica graduada e deambulação precoce.

2.1.7 Diagnostico e intervenções de enfermagem

  • Diagnostico: Hiperemia por aumento da temperatura
  • Intervenções:

- Orientar o paciente quanto às complicações

- Ficar atento frente aos sinais flogisticos.

- Promover conforto

- Realizar curativo e limpeza local de acordo com prescrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com