TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Ecoponto

Por:   •  11/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA

DISCIPLINA SAÚDE AMBIENTAL

CURSO ENFERMAGEM

DOCENTE KLITIA JESUS

RELATÓRIO: visita ao Ecoponto Angelin.

DISCENTES

Carla Letícia Faria

Keiliane Silva

Luzineide de Sousa

Mariana Helem de Assis

Maylson Klisman

Rivanna Cayre

São Luís

2019

SUMÁRIO

1. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS 3

2. INDETIFICAÇÃO DO ECOPONTO 4

3. DESCRIÇÃO DA VISITA 4

4. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES 4

5. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI 5

6. IMPACTOS DA PRESENÇA DE RESÍUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE 5

7. A FILOSOFIA DOS 3R E CLASSIFCAÇÃO DOS RESÍDUOS 6

8. RELAÇÃO CATADORES X ECOPONTO 7

9. PROCESSAMENTO E DESTINÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS 7

10. OPINIÃO DA EQUIPE EM RELAÇÃO TRABALHO NOS ECOPONTOS 7

11. REFERÊNCIAS 8

1. Organização do Sistema de Coleta de Resíduos

A grande produção de resíduos sólidos e a precariedade da destinação deles – o que gerou e gera impactos ambientais. Por este motivo, fez-se necessário que o Brasil adotasse uma legislação própria que determinasse o modelo de disposição final ambientalmente correta para os resíduos. Porém, existem desafios para que esta política possa ser implementada de forma prática e facilitada nos municípios brasileiros.

Existem diversos tipos de sistemas de coletas, devido à disposição das cidades e planejamento urbano das mesmas. Sendo assim, o sistema de coleta engloba a coleta e o transporte até a destinação final dos resíduos. Dentre as formas de destinação estão as seguintes: reciclagem, compostagem, incineração, dentre outros. A disposição final compreende a forma de acondicionamento final dos rejeitos que pode ser realizado nos aterros sanitários, por exemplo.

Os sistemas de coleta são:

• Sistema de coleta e transporte misto: Os resíduos são coletados nos locais onde são gerados, misturados dentro de um veículo e transportados até um local de destinação. É um sistema é encontrado em municípios e cidade sem planejamento urbano.

• Sistema de coleta seletiva: Os resíduos são coletados de forma separada de acordo com o seu tipo. Neste caso, a população separa e armazena os resíduos que gera de maneira que facilite a coleta seletiva. Esse tipo de sistema é comum em cidades e municípios que possuem planejamento urbano e política municipal de resíduos sólidos.

O Ecoponto é um espaço disponibilizado para a coleta seletiva de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum, devido ao seu grande volume, à necessidade de tratamento específico para suas peças e componentes e ao seu potencial de contaminação. Com isso, o EcoPonto possibilita a destinação correta dos materiais citados, evitando o abandono em locais impróprios, o que pode acarretar em danos ao meio ambiente e prejudicar a qualidade de vida da população.

Os materiais recebidos nos Ecopontos são: plástico, vidro, papel, metal (até 200 kg/dia por pessoa), gesso, resíduos de construção civil, resíduos de poda, móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa), pneus (2 unidades/dia por pessoa), óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa).

2. Identificação do Ecoponto

Para realização deste trabalho, o grupo ficou responsável pela visita ao Ecoponto do Angelim, localizado na Rua 27, s/n (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca); horário de funcionamento: segunda à sábado das 7h às 19h.

3. Descrição da visita: facilidades e entraves do acesso ao Ecoponto

Foi realizada a visita ao Ecoponto (Angelin), assim como uma breve entrevista com o funcionário que falou que a maior dificuldade era em relação à conscientização da população que não fazia o descarte de forma correta, e que os mesmos não fizessem o descarte quando o Ecoponto estivesse fechado, quando o material é levado ao Ecoponto é feito uma segmentação e depois é encaminhado a duas cooperativas onde é feita a separação e acondicionamento do que é reciclável para posteriormente ser feito a venda. O material que não tem serventia para a cooperativa é destinado ao aterro sanitário. Em relação a sua localização foi constatado que não havia dificuldade de acesso, haja vista sua localização próxima à Avenida Jerônimo de Albuquerque e tem acesso a vários bairros naquela região.

4. Detalhamento das atividades desenvolvidas em todas as suas etapas: pontos relevantes e críticas.

O trabalho feito pela prefeitura e pelas cooperativas é de grande importância, pois além de oferecer uma destinação melhor aos resíduos, impacta também na reciclagem e reutilização de matéria prima, redução na quantidade de descarte e também tem impacto na saúde pública porque os resíduos quando descartados de forma incorreta podem ter impactos negativos como o aumento de vetores e microorganismos e protozoários.

Porém nem tudo que é recolhido pelo Ecoponto é destinado às cooperativas, como por exemplo, o vidro, os eletrônicos e o óleo de cozinha. O vidro é encaminhado para uma empresa especializada em outro estado, os eletrônicos são enviados para os fabricantes e o óleo de cozinha tem como destinação a fabricação de sabão. Já as madeiras, estofados e podas de árvores são separados e encaminhados para empresas, como por exemplo: padarias e pizzaria, que fazem um cadastro junto ao comitê de limpeza urbana para recebimento destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com