TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Articular

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  2.018 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

Sistema Articular

     Articulações ou junturas representam a união funcional entre ossos ou ainda entre ossos e cartilagens nos diferentes segmentos corporais, permitindo mobilidade e conferindo funcionalidade a um determinado indivíduo. São divididas e classificadas de acordo com sua estrutura e mobilidade.

     De acordo com o tipo de tecido entre as peças, que determina a estrutura e mobilidade das articulações, as articulações podem ser classificadas em 3 grandes grupos: articulações fibrosas (Sinartroses) ou imóveis, articulações cartilaginosas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados e articulações sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.

  • Articulações fibrosas:

          [pic 3][pic 4]

     As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Tais articulações possuem mobilidade extremamente reduzida (sinartrose). Há três tipos principais de articulações fibrosas: suturas, sindesmoses e gonfoses.

  • Suturas: São articulações onde as superfícies complementares dos ossos são denteadas e unidas por uma fina camada de tecido fibroso. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, os de ambos os lados da sutura tornam-se firmemente fundidos. Esta condição é chamada de sinostose. As suturas podem ser planas, denteada ou serrátil e escamosa.

- Plana: as margens dos ossos são planas, união linear e retilínea.

Exemplos: inter-nasal, naso -maxilar, fronto-maxilar, esfeno-zigomático, lacrimo-maxilar.

[pic 5]

- Denteada ou serrátil: as margens dos ossos são em forma de dente de serra

Exemplos: Interparietal (Sagital), fronto-parietal (Coronal), occipto-parietal (lambdóide), zigomático maxilar.

[pic 6]

- Escamosa: as margens dos ossos são em forma de escama, um sobrepõe o outro, união em bisel.

 Exemplos: Temporo-parietal, esfeno-frontal e esfeno-temporal.

[pic 7]

  • Sindesmoses: Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. São junturas fibrosas que unem ossos à distância (interósseas). A nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.

[pic 8]

  • Gonfoses: Articulação em cavilha. É o meio de fixação dos dentes nos alvéolos dentários da maxila e mandíbula. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.

       [pic 9]          [pic 10]

  • Articulações Cartilaginosas:

     Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, elas também são chamadas de anfiartroses. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: sincondroses (cartilagem hialina) e sínfises (fibrocartilagem).

  • Sincondroses: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

[pic 11]

Sincondroses Cranianas:

- Interósseas: ocorre entre ossos diferentes.

Esfeno-etmoidal

Esfeno-petrosa

Intra-occipital anterior

Intra-occipital posterior

Sincondroses pós craniais:[pic 12]

- Intra-ósseas: ocorre dentro de um mesmo osso.

Epifisiodiafisárias

Epifisiocorporal

Intra-epifisária

Esternais

Manúbrio-esternal

Xifoesternal

Sacrais

  • Sínfises: As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso, sendo essa a característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.

[pic 13]

     

  • Articulações Sinoviais:

    As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. Elemento interposto entre as peças que se articulam é um líquido denominado líquido sinovial, essa característica garante maior mobilidade a essas articulações. Principal meio de união entre as extremidades ósseas da articulação é a cápsula articular. São características comuns a todas as articulações sinoviais: presença de cápsula articular, cavidade articular e líquido sinovial. Superfícies articulares são revestidas em toda a sua extensão por cartilagem articular hialina. A integridade da cartilagem articular está ligada a fatores como grau de funcionalidade e alinhamento biomecânico da articulação.

Classificação Funcional das Articulações sinoviais   

      O movimento das articulações sinoviais depende, essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limita-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classifica-las funcionalmente:

  • Articulação Monoaxial - Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo. As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é monoaxial: gínglimo ou articulação em dobradiça e trocoide ou articulação em pivô.

- Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações Inter falangeanas e articulação úmero-ulnar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (980.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com