TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas articular e muscular

Por:   •  18/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera

Unidade 4

Sistema articular e muscular

Marcos Rodrigo de Souza Paiva

Ra:

Campinas

2016 

Sistema Articular

O Sistema Articular se define ao conjunto de estruturas responsáveis pela união funcional dos ossos ou cartilagens, elas não só fazem estas ligações como também ajudam no crescimento e capacitam os movimentos. As articulações ou junturas são divididas em três grupos, de acordo com a sua estrutura e mobilidade, que podem ser com amplo movimento, pouco movimento ou imóveis.

1. Articulações Fibrosas (Sinartrose): são estruturas que não possuem nenhum movimento, ou seja, imóveis, essas junturas estão nas superfícies em que os ossos estão quase em contato, podemos encontrar três grupos diferentes dessas articulações, são elas:

• Suturas encontradas mais especificamente nos ossos planos do crânio;

• As Sindesmoses unem os ossos através de faixas de tecido fibrosos podendo formar um ligamento interósseo ou uma membrana são encontradas apenas entre os ossos tíbio-fibular e a membrana interóssea radio-ulnar;

• E por último a Gonfose que é especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.

2. Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses): como próprio nome diz, essas articulações unem os ossos e outros tecidos através das cartilagens, pequenos movimentos são possíveis nestas articulações, também são divididas em grupos somente dois, Sincondroses e Sínfises.

• Sincondroses: são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo.

• Sínfises: se distinguem das sincondroses por possuir um disco fibrocartilaginoso, esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos.

3. Articulações Sinoviais (Diartroses): são as articulações sinoviais que incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial, neste tipo de articulação, as faces articulares dos ossos não estão em continuidade.

Podemos citar alguns exemplos de articulações, como:

ATM - Essa articulação envolve o tubérculo articular do osso temporal, a fossa mandibular e o côndilo da mandíbula. A articulação individual é elipsoide e o par é considerado é bicondilar.

Ombro - Esta é uma articulação esferoide multiaxial com três graus de liberdade. As faces articulares são a cabeça hemisférica do úmero (convexa) e a cavidade glenóide da escápula (côncava).

Cotovelo - Possui duas articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.

Pulso (RÁDIO-CÁRPICA) - A articulação radiocárpica é biaxial do tipo elipsoide, é formada pela articulação da extremidade distal do rádio e disco articular triangular com os ossos escafoide, semilunar e piramidal.

Quadril- Esta articulação é multiaxial e do tipo esferoide. A cabeça do fêmur articulasse com o acetábulo.

Joelho - A maior das articulações humanas. É uma articulação sinovial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com