TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Articular

Trabalho Universitário: Sistema Articular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA ARTICULAR

Articulações ou Junturas: Estruturas que conectam 2 ou mais pecas do esqueleto (Ossos, cartilagens ou dentes). São conexões habituais entre estruturas rígidas do esqueleto. A maioria das articulações relaciona-se á produção de movimentos por meio da tração de peças ósseas através da contração do músculo.

Função: Dar estabilidade ás zonas do esqueleto e permitir que exista um determinado grau de mobilidade entre eles.

Classificação das Junturas

As articulações ou junturas são classificadas de acordo com sua estrutura, amplitude de movimento e também segundo os eixos em torno dos quais esses ocorrem.

Critério Funcional – Considera o grau de movimento que a articulação permite.

Sinartrose: Sem movimento articular. Ex: Suturas do crânio

Anfiartrose: é uma articulação pouco móvel. Ex: Articulações intravertebrais

Diartrose: É muito móvel. Ex: Movimento do cotovelo, quadril e joelhos etc.

Critério Estrutural

Assim, as articulações imóveis ou sinartroses, denominadas junturas fibrosas são aquelas onde o contato entre os ossos é quase direto, com interposição de fina camada de tecido conjuntivo e onde o movimento é quase inexistente. As junturas fibrosas podem ser de três tipos: sindesmose, sutura e gonfose. Sindesmose é a articulação na qual dois ossos são unidos por fortes

ligamentos interósseos e não há superfície cartilaginosa na área de união.Há uma maoir distância entre os ossos por isso mais tecido conjuntivo fibroso entre eles o qual pode estar disposto como feixe ( ligamento) ou lâmina (membrana) Exemplo: Membrana interosseia da perna (sindesmose tibiofibular) e do braço ( sindesmose radioulnar). Obs.: Não ocorrem entre os ossos do crânio, não têm cavidade medular e funcionalmente é uma anfiartrose.

Sutura é a articulação onde as margens ósseas são contíguas e separadas por uma delgada camada de tecido fibroso. Esse tipo de articulação só é encontrado no crânio e pode ser de três tipos: Sutura serrilhada (ou dentada), quando as margens dos ossos são encaixadas e unidas por uma série de saliências e reentrâncias em forma de serra,como observado entre os ossos parietais; sutura escamosa, formada pela sobreposição de dois ossos próximo, como entre o temporal e o parietal e sutura plana onde duas superfícies ósseas próximas se apõem como entre as partes horizontais dos ossos palatinos ou entre os maxilares. Obs. Não tem cavidade articular, funcionalmente é uma sinartrose.

Gonfose é a articulação de um processo cônico em uma cavidade e só é

observada nas articulações entre as raízes dos dentes e os alvéolos da mandíbula e da

maxila. Obs. Não tem cavidade medular, funcionalmente é sinartrose.

Junturas cartilaginosas São as articulações nas quais a junção dos ossos é feita por fibrocartilagem ou cartilagem hialina,não há cavidade articular e só ocorrem pequens deslocamentos e movimentos vibratórios. Existem duas variedades: a sincondrose e a sínfise.

Sincondrose: Forma temporária de articulação,na qual a cartilagem é convertida em osso antes da idade adulta.

Essas articulações são encontradas entre as epífises e os corpos dos ossos longos,entre o occipital e o esfenóide na época do nascimento e por alguns anos depois, e entre a parte petrosa do temporal e o processo jugular occipital.

Sínfise: É a articulação na qual as superfícies ósseas são unidas por discos fibrocartilagíneos,achatados, como nas articulações entre os corpos das vértebras ou entre os ossos púbicos.

Junturas sinoviais: Representam a maioria das junturas do corpo. Nessas junturas,as superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial.

Possuem ampla mobilidade, e o elemento que se interpõe às estruturas ósseas é a sinóvia ou líquido sinovial.

Assim, o contato entre as superfícies articulares não é a principal estrutura ou característica,mas sim a cápsula articular. A cápsula articular é uma espécie de manguito que envolve a articulação,fixando-se nos ossos que se articulam.

A cavidade articular ( é o principal meio de união nas junturas sinoviais) é o espaço virtual onde se encontra o liquido sinovial,responsável pela lubrificação que reduz o atrito entre as estruturas, permitindo o deslizamento com o menor desgaste possívelElementos Característicos: 1 – Superfície articular: são as porções ósseas que mantém “Contato” numa articulação, varia de acordo com o movimento. 2 - cartilagem articular: Fica sobre a superfície articular, é do tipo hialina. Deve ser lisa e homogênea, pois impede o atrito das superfícies articulares. Tem duas características especiais: É avascular e não é inervada. 3 – Cápsula Articular: É um duplo revestimento de tecido conjuntivo disposto ao redor da articulação. Enquanto a lâmina externa (fibrosa) mantém a coaptação óssea (mantém os ossos unidos) a lâmina interna sinovial produz o líquido sinovial. – 4 – Cavidade Articular: É o espaço que fica entre as superfícies articulares. É preenchida por líquido sinovial, apresenta pressão negativa (subatmosférica) a qual mantém os ossos em coaptação. – 5 – Líquido sinovial: é um líquido viscoso presente na cavidade articular com a função de lubrificar e nutrir a cartilagem articular.É formando de H2O, Ácido hialurônico, sais minerais, O2, Proteoglicanas e glicosaminaglicanas.

Elementos Especiais das Articulações Sinoviais

1) Disco e Menisco: São extruturas de fibrocartilagem que se interpõe entre as superfícies articulares de algumas articulações. O menisco serve para amortecer, diminuir impacto e não deixa ter atrito. Ex: Os discos que estão presentes na ATM, coluna vertebral e os meniscos no joelho.

2) Ligamento: É constituído de tecido conjuntivo, fibroso que conecta uma superfície articular a outra (permite a coaptação articular) podendo se localizar por fora da capsula (ligamento extracapsular) ou por dentro da capsula ( ligamento intracapsular).

3) Músculos periarticulares: São músculos que passam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com