TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Articular no estudo da Biomecânica do Esporte e Do Exercício

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Projeto de Prática

Sistema articular no estudo da Biomecânica do Esporte e Do Exercício.

Bruno Fregolente Lazaretti

Campinas

2017

a) Objetivos

• Compreender o Sistema Articular

• Entender as movimentações nas articulações

• Aplicar o sistema articular no estudo da Biomecânica do Esporte e Do Exercício

b) Descrição do Projeto

O Sistema Articular é um sistema complexo que, na Biomecânica do Esporte e do Exercício, tem grande expressividade para os educadores físicos que entendem este conceito tanto para performance, quanto para saúde, potencializando resultados de atletas e evitando, entre outras coisas, lesões articulares. Tais lesões, muitas vezes, são de difícil recuperação e podem atrapalhar os programas de treinamento ou até mesmo, findar com carreiras profissionais no esporte, considerando o grau de mobilidade das articulações do corpo humano.

Diante desta vertente, notamos que aplicar estes conhecimentos na prática é de extrema importância para o educador físico. Para a realização da prática, siga o roteiro das etapas e elabore sua atividade.

1ª Etapa - Escolha 4 (quatro) figuras de exercícios da musculação que envolvam a movimentação das seguintes articulações:

- Foto 1 - Articulação de ombro – Levantamento lateral com halteres

[pic 2]

- Foto 2 - Articulação de cotovelo – rosca direta com halteres

[pic 3]

- Foto 3 - Articulação de quadril – agachamento na barra

[pic 4]

- Foto 4 - Articulação de joelho – mesa flexora

[pic 5]

2ª Etapa - Descreva qual movimento e qual grau de liberdade da articulação:

- Monoaxial: Articulações com um eixo e um grau de liberdade, interfalangeanas dos dedos da mão e do pé e articulação do cotovelo.

- Biaxial: Articulações com dois eixos e dois graus de liberdade, metacarpofalangeanas da mão e radiocárpica do punho.

- Traxial: Articulações com três eixos e três graus de liberdade, ombro e quadril com seguintes movimentos de flexão e extensão, de abdução e adução, de rotação medial e lateral, de abdução e adução horizontal e de circundução.

3ª Etapa - Relate qual a morfologia da articulação (tipo de articulação) em cada análise:

a)Plana: na qual as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção. A articulação acromioclavicular (entre o acrômio da escápula e a clavícula) é um exemplo.

b) Gínglimo: referem-se muito mais ao movimento (flexão e extensão) que elas realizam do que à forma das superfícies articulares. A articulação do cotovelo é um bom exemplo de gínglimo

c) Trocóide: as superfícies articulares são segmentos de cilindro e, por esta razão, cilindróides talvez fosse um termo mais apropriado para designá-las. Estas articulações permitem rotação e seu eixo de movimento, único, é vertical: são mono-axiais. Um exemplo típico é a articulação rádio-ulnar proximal (entre o rádio e a ulna) responsável pelos movimentos de pronação e supinação do antebraço.

d) Condilar: cujas superfícies articulares são de forma elíptica. Elipsóide seria talvez um termo mais adequado. Estas articulações permitem flexão, extensão, abdução e adução, mas não a rotação. Possuem dois eixos de movimento, sendo, portanto, bi-axiais. A articulação rádio-carpal (ou do punho) é um exemplo. Outros são a articulações temporomandibular (ATM) e metacarpofalangeanas.

e) Selar: superfície articular de uma peça esquelética tem a forma de sela, apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro, e se encaixa numa segunda peça onde convexidade e concavidade apresentam-se no sentido inverso da primeira. A articulação carpo-metacárpica do polegar é exemplo típico. É interessante notar que esta articulação permite flexão, extensão, abdução, adução e rotação (conseqüentemente, também circundução) mas é classificada como bi-axial.

f) Esferóide: apresenta superfícies articulares que são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos. O suporte de uma caneta de mesa, que pode ser movimentado em qualquer direção, é um exemplo não anatômico de uma articulação esferóide. Este tipo de articulação permite movimentos em torno de três eixos, sendo, portanto, tri-axial. Assim, as articulações do ombro (entre o úmero e a escápula) e a do quadril (entre o osso do quadril e o fêmur) permitem movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (246.4 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com