TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de substâncias ilícitas

Por:   •  13/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Uso de substâncias ilícitas/recuperação após tratamento

  1. O que são substâncias ilícitas? As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Tais substâncias podem ser estimulantes depressivos ou perturbadores do SNC, o que altera em grande escala o organismo. São drogas ilícitas: Maconha, cocaína, crakc, ecstasy,LSD, inalantes, heroína, morfina, anfetamina, chá de cogumelo e outras.

[pic 1]

  1. Drogas estimulantes: aceleram (estimulam) a atividade do SNC (cérebro), que assa então a funcionar mais rapidamente.
  2. Drogas depressoras: retardo o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas, diminui a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro.
  3. Drogas alucinógenas ou perturbadoras: são aquelas relacionadas a produção de quadros de alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual, pois o cérebro passa a funcionar fora do seu normal e sua atividade fica perturbada.
  4. Quais os perigos do uso de drogas? O uso abusivo das drogas pode causar dano a saúde. O dano pode ser físico ( como no caso da hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental ( como em episódio depressivo secundário a um grande consumo).Mais a consequência mais grave é o vicio, ou seja a dependência  física e/ou psicológica , onde os usuários se tornam vulneráveis a comportamento de risco, como o sexo sem camisinha, a gravidez precoce, a exposição  a DST/AIDS, a violência urbana e atrasos no desenvolvimento físico e intelectual.
  5.  Por que as pessoas utilizam drogas? Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou usar drogas incluem: recreação, problemas pessoais, sociais e influência de amigos, sensação imediata de prazer que produzem, facilidade de acesso e obtenção, desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ficar acordado ou dormir profundamente, emagrecer ou engordar, depressões e aguentar situações difíceis.
  6. Formas de tratamento: O processo de tratamento pode ser voluntario e involuntário.
  7. Tratamento voluntário: Tratamento voluntário ou internação voluntaria é a modalidade de tratamento para dependentes químicos recomendada para quem reconhece e aceita a necessidade de se tratar.
  8. Tratamento involuntário: O tratamento involuntário é necessário quando o dependente químico não reconhece e não aceita a necessidade de se tratar.A internação involuntária esta prevista em lei,Lei 10.216/2001,que permite a internação involuntária desde que solicitada por escrito por um familiar ou responsável legal e aceita pelo médico psiquiatra responsável.

[pic 2]

  1.  Recuperação pós-tratamento por uso de drogas: Não existe nenhum tratamento milagroso que exclua a necessidade de um intenso acompanhamento profissional e familiar ao fim do processo. Independentemente do tipo de tratamento ou do tempo de duração, sempre há a necessidade de um acompanhamento posterior.
  2. Retorno ao convívio familiar: A família é uma das ferramentas fundamentais na vida de um ex-dependente químico, pois nela ele encontra todo apoio que necessita, sendo que terá que começar do zero e enfrentará grandes dificuldades para se inserir novamente na sociedade.
  3. Retorno ao convívio social: O primeiro obstáculo que um ex-dependente químico enfrentará é o preconceito constituído na sociedade. Por associar o uso de drogas com marginalização, parte da sociedade vê um ex-dependente químico como um marginal, e com isso não acreditam na sua recuperação, inibindo assim a chance dele ter novas oportunidades profissionais e sociais.
  4. Conclusão: Como cidadãos, temos como dever, apoiar não só a família, mas como também os ex-dependentes químicos no seu retorno ao convívio social. Não há um culpado pare esse problema, ao tentarmos culpar alguém, estamos nos afastando de nossas próprias obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com