TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O stress oxidativo em ratos é dependente do teor de glicose livre da dieta

Por:   •  19/3/2017  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS
CURSO DE ENFERMAGEM
[pic 2]

DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

ACADÊMICO: DIONATAN GOMES MACHADO

O stress oxidativo em ratos é dependente do teor de glicose livre da dieta

Por Vanderlei Folmer.

        Em animais , a ingestão crônica de dietas com altas proporções de glicose rapidamente absorvível promove o desenvolvimento de resistência à insulina.

        Altos níveis de glicose pode produzir alterações químicas permanentes em proteínas e peroxidação lipídica. δ - aminolevulinato desidratase ( δ - ALA - D ) é uma enzima essencial para todos os organismos aeróbios contendo sulfidrilo e é altamente sensível à presença de elementos pro -oxidantes .

        A via sintética do heme é prejudicada em porfiria e uma coexistência comum de diabetes mellitus e doença porfiria tem sido relatada em modelos humanos e animais experimentais, os quais podem ser ligados casualmente a inibição δ - ALA - D encontrada em diabéticos .

        O presente estudo foi desenvolvido para avaliar o efeito de duas dietas diferentes, um ( HG ) dieta rica em glicose e um elevado teor de amido (HS ) dieta , sobre os níveis de peroxidação lipídica em diferentes tecidos ( cérebro , fígado e rins) e em δ -ALA actividade -D ( a partir de fígado e rim ) em ratinhos.

        Os níveis de glicose e triglicéridos no plasma foram significativamente maiores em ratinhos alimentados com HG do que em ratos alimentados com HS ( P < 0,02 e P < 0,03 , respectivamente ) .

        Espécies reativas ( TBA- RS ) teor de ácido tiobarbitúrico foi significativamente maior nos rins e fígado de HG camundongos alimentados com dieta quando comparado com os animais alimentados com dietas SH (P <0,001). Actividade δ - ALA - D hepática de HG animais alimentados com dieta foi significativamente menor do que a dos animais alimentados com SH - dieta ( P < 0,01 ) .

        Os resultados deste estudo corroboram a hipótese de que o consumo de uma dieta com alto teor de glucose livre pode promover o desenvolvimento do estresse oxidativo que timidamente atribuir a hiperglicemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com