TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIETAS HIPERCALÓRICAS-HIPERLIPÍDICAS ASSOCIADAS A BEBIDA ENRIQUECIDA COM FRUTOSE ALTERAM HISTOLOGIA, CONTEÚDO DE LIPÍDEOS E GLICOGÊNIO EM FÍGADO DE RATOS WISTAR.

Por:   •  6/8/2019  •  Abstract  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

DIETAS HIPERCALÓRICAS-HIPERLIPÍDICAS ASSOCIADAS A BEBIDA ENRIQUECIDA COM FRUTOSE ALTERAM HISTOLOGIA, CONTEÚDO DE LIPÍDEOS E GLICOGÊNIO EM FÍGADO DE RATOS WISTAR.

Lorena Silva Freire*1, Franciely Alves da Silva1, Thiago Rosa Lima1, Amilcar Sabino Damazo2, Bibiana Mozzaquatro Gai3, Nair Honda Kawashita2. 1Departamento de Química, Laboratório de Bioquímica Pesquisa, UFMT (Pós-graduando), 2Faculdade de Medicina, Laboratório de Histologia e Genética, UFMT (Pesquisador), 3Departamento de Química, Laboratório de Bioquímica Pesquisa, UFMT (Pesquisador).

* loorena_freire@hotmail.com

Palavras Chave: obesidade, dieta hipercalórica-hiperlipídica, frutose, doença hepática gordurosa não-alcóolica.

Introdução

A ingestão de dieta hipercalórica-hiperlipídica (HH) aumenta o risco de obesidade, diabetes e síndrome metabólica. Além disso, HH altera o metabolismo hepático e está associada ao desenvolvimento da doença hepática gordurosa não-alcóolica (DHGNA), caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no hepatócito, podendo evoluir para esteatohepatite, cirrose e hepatocarcinoma. Por outro lado, HH quando associadas a bebidas açucaradas pode potencializar a indução da obesidade e suas comorbidades, bem como a DHGNA.

Resultados e Discussão

O conteúdo de glicogênio hepático (mg/g) foi menor (p= 0,0219) em HH1 (10,71±1,39) quando comparado a C (13,41±2,71), o HH2 não alterou o conteúdo de glicogênio hepático quando comparado aos demais grupos (11,22±1,12). O conteúdo de lipídeos (g/g tecido) foram aumentados em HH1 (0,055±0,012) e HH2 (0,057±0,012) quando comparado ao C (0,037±0,009, p= 0,0021). A análise morfológica (H&E) demonstrou a formação de infiltrado celular e espessamento da matriz extracelular no espaço porta, induzida por dieta HH2 quando comparado ao C, não observado em HH1. A coloração ORO demonstrou maior deposição lipídica em HH1 e HH2 quando comparadas ao C; ainda, as gotículas lipídicas foram maiores em HH2 quando comparado com HH1.

A indução da obesidade a partir das dietas HH e bebida com frutose aumentou o conteúdo e deposição lipídica em ambos os grupos tratados, além de alterar a morfologia do tecido hepático com maior infiltrado de células e espessamento da matriz, sugerindo um processo inflamatório e fibrinogênico. No entanto, apenas no grupo HH1 verificamos a associação destas alterações com o prejuízo numa das importantes funções do tecido hepático: redução do conteúdo do glicogênio armazenado.

Conclusões

A dieta HH em associação com bebida enriquecida com frutose altera o metabolismo hepático, eleva o risco da DHGNA, além de outros distúrbios associados.

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPEMAT.

____________________

 MONTGOMERY, Rex. Determination of glycogen. Archives of Biochemistry, v. 67, p. 378-386, 1957.

2 FOLCH, Jordi et al. A simple method for the isolation and purification of total lipids from animal tissues. J boil Chem, v. 226, n. 1, p. 497-509, 1957.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com