TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress oxidativo, anioxidantes e fitoquimicos

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Stress Oxidativo, Antioxidantes e Fitoquímicos

Os radicais livres podem ser moléculas ou átomos isolados de oxigênio e são muito instáveis, são liberados pelo organismo do nosso corpo constantemente durante o funcionamento normal das células, sua formação é um processo natural que ocorre quando respiramos e quando nos exercitamos, por exemplo. Os radicais livres são reativos e corrosivos promovendo a oxidação celular que danifica proteínas, lipídeos e também grande parte do nosso DNA, podendo causar doenças degenerativas, inclusive envelhecimento precoce.

Mas, quando o corpo passa a produzir mais radicais livres do que a sua capacidade antioxidante, ou seja, perdendo assim a manutenção do equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes ocorre um desequilíbrio chamado de stress oxidativo.

O stress oxidativo causa certos tipos de câncer, mal de Parkinson, entre outras doenças. Até mesmo fatores externos relacionados com a alimentação e, sobretudo com os hábitos nada saudáveis adquiridos pela população, tais como, a ingestão de bebidas alcoólicas, uso de cigarro, exposição elevada a raios ultravioletas, entre outros, podem ser a causa das doenças ou o agravante principal.

No entanto, para conseguir manter o equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes o organismo desenvolveu uma serie de mecanismos de defesa, ou seja, um sistema antioxidante natural, através do superóxido dismutase, a catalase e a glutationa peroxidase, entretanto essas substâncias antioxidantes necessitam de alguns minerais que estão presentes em alimentos com caráter antioxidante, caso haja uma alimentação com uma deficiência desses minerais a longo prazo, consequentemente ocorrerá a deficiência dos antioxidantes naturais.

Nesse sentido, os antioxidantes presentes em nossa dieta são de grande importância, pois são possíveis agentes protetores que ajudam o corpo na redução dos danos antioxidantes.

Os fitoquimicos presentes em frutos e vegetais assumem cada vez mais uma enorme importância. Eles são classificados como compostos bioactivos, ou seja, substâncias que conferem cor aos alimentos e que protegem contra doenças. São provenientes de diferentes partes das plantas, tais como, vegetais, frutos, sementes, cereais, raízes, folhas, especiarias e ervas.

Uma dieta rica nestes alimentos é altamente benéfica, devido à complexa mistura de fitoquímicos neles presentes. Assim, começar adquirir uma dieta com os compostos antioxidantes e bioativos favorece a saúde e contribuem para o bom funcionamento dos órgãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com