TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS

Por:   •  24/11/2017  •  Artigo  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS

Natália Antunes Souza

Gleice Kelly Stanley da Silva

Thaís Xavier Marinho Ferreira

Nathalia Cristine Perdigão

Kleina Borges da Silva

Resumo: Objetivo identificar entre as publicações científicas dos últimos anos, os índices de obesidade infantil e hipertensão arterial em crianças e a existência de correlação positiva entre as duas comorbidades. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa e busca em base de dados: Lilacs, SciELO, BDENF, ADOLEC, com o total de 76 artigos encontrados e apenas 9 foram selecionados, sendo um destes uma tese. Nos resultados obtidos, índices elevados de obesidade foram encontrados, sendo que em alguns estudos evidenciaram forte correlação entre obesidade e HAS. A maioria dos autores citou a necessidade de intervenção precoce por meio da aferição precoce da PA na infância. Conclui-se que faltam estudos recentes sobre o assunto e que tais comorbidades devem ser evitadas por meio de ações de prevenção assim como os demais autores referenciaram.

Palavras-Chave: Obesidade, criança, infantil, hipertensão, arterial.

Abstract: To identify childhood obesity rates and blood pressure in children and the existence of positive correlation between the two comorbidities. an integrative literature review and search in database was made: Lilacs, SciELO, BDENF, ADOLEC, with a total of 76 articles found and only 9 were selected, one of them a thesis. In results, high rates of obesity were found, and in some studies show a strong correlation between obesity and systemic arterial hypertension. Most authors cited the need for early intervention through early measurement of arterial hypertension in childhood. It is concluded that lack recent studies on the subject, and that these comorbidities should be avoided by means of actions for prevention as well as other authors have referred.

Keywords: Obesity, child, children, hypertension, blood.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, além de ser fator de risco para uma série de doenças como a hipertensão arterial (SBEM, 2016).

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, tem alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. (BRASIL, 2010).

A OMS (2014) estima que 41 milhões crianças menores de cinco anos de idade foram afetadas pelo excesso de peso ou obesidade. A Sociedade Brasileira de Pediatria (2008) revelou aumento expressivo da prevalência de obesidade na faixa etária pediátrica, tal fato tem determinado incremento significativo dos casos de aparecimento de morbidades associadas.

Obesidade e/ou sobrepeso em crianças não é resultado apenas das escolhas de estilo de vida feitas pela criança, pois os hábitos alimentares dos filhos geralmente provêm dos pais. (ENDING CHILDHOOD OBESITY, 2016).

Dados extraídos do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) revelaram um número considerável de crianças sobrepeso na faixa etária de 5 a 10 anos, no ano de 2016 no Brasil. De 89.000 crianças no qual foi acompanhado seu estado nutricional neste período, 14.827 estão sobrepeso.

Sabe-se que a hipertensão arterial e a obesidade são agravos nocivos à saúde, e que há uma possível relação entre a obesidade e hipertensão arterial, assim como desenvolvimento de outras patologias. Segundo a SBP (2008) certas doenças habitualmente observadas em adultos, como dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, entre outras, passam a fazer parte do dia a dia do pediatra. Frente a tais dados, o objetivo deste trabalho foi identificar entre as publicações científicas dos últimos anos, os índices de obesidade infantil e hipertensão arterial em crianças e a existência de correlação positiva entre as duas comorbidades.

Foi realizada revisão bibliográfica integrativa, “um método que proporciona síntese do conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de estudos significativos na prática” (BIAZIN, 2016, p.107). Foram seguidos seis passos do processo de revisão integrativa, primeiro a formulação da pergunta norteadora, que foi: qual a relação da obesidade infantil e HAS? Após foi realizada a busca em base de dados, coleta de dados, analise crítica dos estudos selecionados e por fim a apresentação da revisão.

Os artigos selecionados deveriam obedecer aos seguintes critérios: ser originais, publicados a partir do ano de 2011, estar no idioma português/Brasil e ser coerente ao tema Obesidade infantil e Hipertensão arterial. Sendo excluídos quaisquer estudos que não se enquadram em tais categorias.

Realizada pesquisa em base de dados: Lilacs, SciELO, BDENF, ADOLEC. Inicialmente, foram utilizadas as palavras chave obesidade, infantil, hipertensão, arterial, organizadas da forma, obesidade and infantil and hipertensão and arterial, foram encontradas 40 publicações, destas, apenas quatro estavam nos critérios de seleção. Sendo que na base de dados ADOLEC, nenhum artigo obedecia aos critérios citados. Na base de dados SciELO, foram encontrados 36 artigos iniciais, as palavras chave utilizadas foram, obesidade, hipertensão, criança, infantil, também organizadas com a conjunção and. Foram selecionados cinco artigos. Totalizou 76 publicações no geral, e apenas nove

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com