TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE ÉTICA, BIOÉTICA

Por:   •  24/11/2020  •  Resenha  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Conceito de Ética?

Ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.

  1. Conceito de Deontologia?  

Conjunto normativo de imposições que norteiam uma atividade profissional, resultando em um tratamento constante e justo a todos que recorrerem a esse bem ou serviço.

  1. Como pode ser compreendida a Bioética?

A Bioética pode ser compreendida como "o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais" (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2005)

  1. Quais são os 4 princípios Bioéticos?

O princípio da beneficência, da não-maleficência, da autonomia e da justiça ou equidade.

  1. Explique cada um dos princípios Bioéticos?

Princípio da beneficência: relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses. Reconhece o valor moral do outro, levando-se em conta que maximizando o bem do outro, possivelmente pode-se reduzir o mal. Neste princípio, o profissional se compromete em avaliar os riscos e os benefícios potenciais (individuais e coletivos) e a buscar o máximo de benefícios, reduzindo ao mínimo os danos e riscos (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2005).

Princípio da não-maleficência: implica no dever de se abster de fazer qualquer mal para os clientes, de não causar danos ou colocá-los em risco. O profissional se compromete a avaliar e evitar os danos previsíveis (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2005).

Autonomia: diz respeito à autodeterminação ou autogoverno, ao poder de decidir sobre si mesmo. Preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2005).

Justiça: relaciona-se à distribuição coerente e adequada de deveres e benefícios sociais (KOERICH; MACHADO; COSTA, 2005).

  1. Escreva sobre a alteridade como critério fundamental e englobante da Bioética?

Alteridade é reconhecer que existem pessoas e culturas individuais e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras, devendo ser considerado assim, um princípio Bioético. Cada indivíduo merece ter opinião e forma de expressão respeitada.

  1. Pesquisar quais são os conflitos e dilemas éticos vivenciados por enfermeiros(as) na sua prática profissional? Assistência /Ensino/Pesquisa.

A desumanização no cuidado ao paciente, assim como a violação de seus direitos, a falta de acesso aos serviços de saúde e as condições e relações de trabalho da enfermagem e a relação autoritária que permeia a prática educativa. A filosofia e os princípios do sistema de saúde, assim como a forma de organização dos serviços são fatores que contribuem para o surgimento de dilemas de caráter ético (MONTEIRO et al. 2008).

  1. Visite o site do COFEN/COREN/MG/ABEN, Sindicatos dos Enfermeiros/ Enfermagem, e descreva a finalidade/estrutura destas entidades de classe.

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

O COREN é um órgão que tem como principal finalidade a regulamentação do exercício profissional da enfermagem. Os conselhos têm como obrigação deliberar a inscrição e cancelamento de profissionais no órgão, fiscalizar o exercício da profissão, observar as diretrizes gerais do Conselho, assim como disciplinar o exercício da enfermagem, impõe penalidades, publicam relatórios anuais das atividades realizadas, expedem carteira profissional para o exercício da enfermagem, propõe melhorias à categoria profissional e prestam contas ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em conformidade com as leis Nº 5.905/73 e Nº 7.498/86.

Pautada em princípios éticos e em conformidade com suas finalidades, a ABEN articula-se com as demais organizações da Enfermagem brasileira, para promover o desenvolvimento político, social e científico das categorias que a compõem. Tem como eixos a defesa e a consolidação da educação em Enfermagem, da pesquisa científica, do trabalho da Enfermagem como prática social, essencial à assistência social e à saúde, à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde. Compromete-se a promover a educação e a cultura em geral; e a propor e defender políticas e programas que visem à melhoria da qualidade de vida da população e ao acesso universal e equânime aos serviços social e de saúde.

SINDICATO DOS ENFERMEIROS tem como finalidade promover competências para controlar, analisar e planejar, norteando uma tomada de decisão consciente e mais assertiva, pactuando pela probidade administrativa e pelos princípios democráticos da gestão.

  1. Imprima a resolução do COFEN nº.564/2017

  1.  Faça uma síntese do Preâmbulo do código de ética dos profissionais de Enfermagem destacando as suas principais responsabilidades.

A enfermagem abrange um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por conjuntos de práticas sociais, éticas e políticas processadas pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aperfeiçoamento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no âmbito das relações de trabalho refletindo no campo científico e político. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e implica que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com