TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS OCUPACIONAIS

Por:   •  2/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 21

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISOCIESC

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

[pic 1]

DAIANI FRANCISCO FLORIANO

MARCIA ELISABETE KRUB

PRISCILA MAIARA MURARO ROCHA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA COZINHA INDUSTRIAL

DAIANI FRANCISCO FLORIANO

MARCIA ELISABETE KRUB

PRISCILA MAIARA MURARO ROCHA

RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA COZINHA INDUSTRIAL

Trabalho Interdisciplinar Dirigido apresentado ao Centro Universitário UNISOCIESC como exigência parcial para a aprovação na disciplina de Projeto Interdisciplinar 3A do Curso de Enfermagem.

Orientador: Prof. Helena Maria Simonard Loureiro

SUMÁRIO

RESUMO        4

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVOS        5
  3. METODOLOGIA        5
  4. REVISÃO DA LITERATURA        6
  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        14
  6. CONCLUSÃO        16
  7. REFERÊNCIAS        18
  8. APÊNDICES        19

APÊNDICE A        19

RESUMO

As atividades desenvolvidas em cozinhas industriais apresentam um conjunto de características que podem desencadear riscos a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho típicos. Objetivou-se com esse trabalho identificar relações entre as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores, bem como comparar a prevalência de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e dores musculoesqueléticas em trabalhadores de uma cozinha industrial.

É notório portanto, que para trabalhadores de cozinhas industriais existem vários tipos de equipamentos de proteção cujo objetivo é evitar que aconteça qualquer tipo de acidente no local de trabalho. Considera-se de suma importância o diagnóstico dos riscos ocupacionais para o planejamento de medidas preventivas, visando à promoção da saúde dos trabalhadores nessa área

Palavras-chave: Riscos, Acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, cozinha industrial.

  1. INTRODUÇÃO

As atividades desenvolvidas em cozinhas industriais caracterizam-se por manipulação manual intensa na preparação, durante o processo de servir os alimentos e limpeza do local de trabalho. A realização destas tarefas vem acompanhada de movimentos repetitivos de membros superiores e coluna, levantamento de pesos excessivos e permanência na postura em pé por períodos prolongados de tempo.

As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e os problemas de coluna podem desenvolver-se em atividades que apresentam estas características.

Estas patologias representam um dos principais problemas de saúde ocupacional que estão acometendo os trabalhadores no Brasil e no mundo nas três últimas décadas.

Os dados do Ministério do Trabalho sobre a prevalência de doenças ocupacionais no Brasil, mostram que a LER- Lesão por Esforço Repetitivo ocupa o primeiro lugar, seguida das DORTs - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, e dores na coluna, acompanhando a tendência mundial do aumento da incidência destas patologias.

As doenças e acidentes de trabalho que podem acometer trabalhadores do setor alimentício, especificamente que realizam suas atividades em cozinhas industriais são inúmeros e pouco descritos, o que dificulta a realização de intervenções que diminuam a incidência e

prevalência destes acometimentos e também o próprio atendimento médico e encaminhamento previdenciário correto dos trabalhadores adoecidos.

Assim, este projeto foi realizado com intuito de identificar os principais riscos ocupacionais dentro de uma cozinha industrial e com isso orientar os funcionários sobre os riscos gerando assim menos acidentes de trabalho.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar os riscos ocupacionais dentre de uma cozinha industrial.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Objetivou-se neste trabalho identificar e analisar preliminarmente os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores.

  1. METODOLOGIA

  1. LOCAL DE ESTUDO

O estudo foi realizado em uma cozinha industrial dentro de um hospital particular do município de Joinville – SC.

  1. PARTICIPANTES DO ESTUDO

Os participantes foram 22 funcionários sendo 11 do turno diurno e 11 do turno noturno, pertencentes às seguintes categorias: a) Cozinheiro; b) Auxiliar de serviços gerais; c) Açougueiro.

  1. PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO

Ocorreu primeiramente um contato com a cozinha industrial para identificação das condições dos procedimentos operacionais para a pesquisa e obtenção da autorização. Após a autorização, nossa pesquisa foi realizada por meio de uma coleta de informações sobre os conhecimentos dos(as) funcionários em relação aos riscos ocupacionais expostos e sobre o uso correto dos EPI’s em forma de questionário com base na literatura científica disponível sobre o tema.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) estão ligadas ao setor de alimentação de grande ou pequeno porte, sendo sua função a produção de refeições com qualidade nutricional e dentro dos padrões das condições higiênico-sanitárias (COLARES; FREITAS, 2007). Como em todos os lugares precisam de organização para seu funcionamento, não seria diferente para uma UAN, onde nela os serviços prestados requerem uma atenção maior, no planejamento e maior esforço na preparação das refeições dentro dos horários e de acordo com as normas, manuais e legislação (ARAÚJO; ALEVATO, 2011). Nas Unidades de Alimentação e Nutrição, o ritmo de produção é intenso fazendo com que os trabalhadores se esforcem para poder proporcionar a alimentação para a população, mas para que isso aconteça sem ter acidentes, as cozinhas devem ter estruturas adequadas, porém não é o que sempre acontece, uma parte dessas cozinhas não tem o espaço suficiente para os trabalhadores e equipamentos, as condições de estrutura são inadequadas e etc. Com tudo isso os trabalhadores ficam cansados mais rápidos e podendo ter alguns problemas de saúde e a acidentes (ALEVATO; ARAÚJO, 2009). Segundo o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (2014) dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91: “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no incisivo VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”. Para prevenir a ocorrência de grandes números de acidentes existem vários órgãos que são responsáveis a passar treinamento adequado, auxiliar na elaboração de mapa de risco e orientações de como proceder de maneira segura, com todos os equipamentos de proteção, dentro de uma cozinha industrial (BAKKE; ARAÚJO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com