TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizar um esfregaço sanguíneo ou extensão hematológica sobre lâmina de vidro.

Por:   •  15/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

1. Objetivos

GERAL:

Organizar um esfregaço sanguíneo ou extensão hematológica sobre lâmina de vidro.

ESPECÍFICOS:

• Visualizar sobre microscopia óptica as células sanguíneas.

• Interpretar a análise do hemograma humano.

2. Introdução

O sistema ABO reconhece quatro tipos: A, B, AB e O sendo o AB o receptor universal e o O- o doador universal.

O fator RH é um importante antígeno presente no sangue de determinadas pessoas, que foi descoberto através de uma experiência com o macaco Rhesus, levando assim sua abreviatura, existem basicamente dois tipos: Rh+ e Rh-.

As células sanguíneas são originadas da medula óssea a partir de células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco) e seus componentes são divididos em glóbulos vermelhos que são também chamados de hemácias ou eritrócitos são anucleadas e contem grande quantidade de hemoglobina: proteína transportadora de O2, glóbulos brancos ou leucócitos são classificados em: neutrófilo, eosinófilo, basófilo, monócito, linfócito B e linfócito T e plaquetas que são restos celulares com forma de disco que promovem a coagulação sanguínea e auxiliam a reparação da parede de vasos sanguíneos evitando a perda de sangue.

Sendo que os procedimentos utilizados foram: a técnica do esfregaço sanguíneo que é utilizada para melhor entendimento dos componentes do sangue, e por meio dessa técnica temos a contagem do número de neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, linfócitos e podemos chegar a uma porcentagem de cada célula encontrada e outro procedimento utilizado foi a tipagem sanguínea pelo método de aglutinação que é um teste usado para estabelecer qual tipo sanguíneo e fator Rh (positivo ou negativo) que o indivíduo possui de acordo com as reações de aglutinação que ocorrem entre as aglutininas do plasma e os aglutinogênios presentes na membrana das hemácias.

3. Fundamentação Teórica

3.1 Sistema ABO e Fator RH

O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O; enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos o qual determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo. Fator Rh é um importante antígeno presente no sangue de determinadas pessoas, cuja presença significa que a classificação será Rh+. Os indivíduos que não possuem naturalmente o tal antígeno recebem a classificação Rh-.

A designação “Rh” é uma abreviatura do nome do macaco “Rhesus”, no qual os cientistas Landsteiner e Wiener identificaram pela primeira vez a presença do antígeno que denominaram “fator Rh”.

Através dessa experiência realizada em 1940 com o macaco Rhesus também foi possível verificar a produção de anticorpos designados por “anti-Rh”.

3.2 História do Sistema ABO e do Fator Rh

O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) e sua equipe de cientistas, visto que eles constataram algumas diferenças no sangue dos indivíduos, o que, certamente, esclareceu a morte de muitas pessoas após transfusões de sangue. Assim, a descoberta do Sistema ABO foi um marco importante da história da medicina, sendo o médico e biólogo Karl Landsteiner agraciado pelo “Prêmio Nobel de Fisiologia”, em 1930.

Segundo os cientistas, a propriedade da incompatibilidade dos tipos sanguíneos foi corroborado por meio da reação imunológica entre as substâncias presentes no plasma sanguíneo e nas hemácias. Com isso, o sangue que sofreu aglutinação a partir de determinados antígenos, nas hemácias ficaram conhecidos como aglutinogênios (A e B) enquanto que as substâncias aglutinadoras do plasma foram denominadas de aglutininas (anti-A e anti-B).

Além de desvendar a tipologia sanguínea, Karl Landsteiner (1868-1943) descobriu o Fator Rh (anticorpos), derivado do nome do “macaco reshus”, animal o qual foi utilizado nas investigações para o avanço do sistema ABO. As pesquisas demostraram que determinados tipos de sangue possuem ausência do fator Rh, uma vez que os indivíduos que apresentaram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram classificadas como Rh positivas (Rh+), enquanto que as hemácias dos que não se aglutinaram, foram chamadas de Rh negativas (Rh-).

3.3 Doenças

A eritroblastose fetal: é uma doença que pode ocorrer quando mães Rh- geram filhos Rh+. Nestes casos, pequenos vasos da placenta se rompem e há passagem de sangue do filho para a mãe. Em resposta, o sangue da mãe passa a produzir anticorpos anti-Rh. Numa próxima gravidez, se o filho for Rh+, os anticorpos maternos irão atacar as hemácias do feto, provocando a doença.

A hemofilia: é uma doença que provoca alterações na coagulação sanguínea, dificultando-a e provocando hemorragias frequentes. É determinada pelo gene recessivo h situado no cromossomo X. O alelo H codifica para a coagulação normal.

3.4 Sangue

O sangue, no corpo humano, está contido em um sistema fechado de vasos, o aparelho circulatório, pelo qual ele se movimenta unidirecionalmente bombeado pelo músculo cardíaco e se encontra em um volume aproximado de 5 litros. Ele é composto majoritariamente por duas estruturas: a primeira, a parte liquida do sangue, é o plasma onde as outras estruturas, as células sanguíneas, estão suspensas. As células sanguíneas, por sua vez podem ser classificadas em: eritrócitos (hemácias), leucócitos (Glóbulos Brancos) e Plaquetas.

O plasma é uma solução aquosa que possui aproximadamente 10 % do seu volume ocupado por substancias de alto e baixo peso molecular onde nessas substâncias 7 % correspondem a proteínas e o restante está divido entre ou classes como aminoácidos e carboidratos que se mantém em harmonia de proporção com as encontradas no meio extracelular dos tecidos devido ao seu contato com eles através das paredes dos capilares.

As células sanguíneas são primariamente divididas em células vermelhas (Hemácias), células brancas (Leucócitos) e restos celulares (Plaquetas). Pode- se aprofundar essa divisão acrescentando segundo (Silva, 2002):

Leucócitos (ou glóbulos brancos), responsáveis pela resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com