TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos humanos

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

          Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

                 Disciplina: Direitos Humanos

 

          Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos   Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Nome: Augusto Armão Escobar

Ra: 9911147205

Texto 1 :

Em 1948 surgiu os direitos humanos da segunda geração, a declaração da ONU foi a responsável por este surgimento. A maioria dos estados seguiram e reconheceram esses direitos em suas constituições. São direitos dessa segunda geração os Direitos econômicos,Direitos sociais e culturais, geralmente são serviços nos ambitos da educação,saúde ,assistência social entre outros.

Sabe se que todos os cidadãos tem direito á saúde, que por si só é um conjunto de direitos chamados de direitos sociais. Dando assim o direito das pessoas exigirem do estado a prestação concreta de serviços públicos.

Antes de 1988 este direito era apenas fornecido para pessoas  que tinham carteira assinada e seus familiares, enquanto as que não possuíam contavam com a sorte e a boa vontade dos profissionais para poderem ser atendidos. É correto afirmar que a saúde é um direito de todos e dever do estado, dando assim uma vida mais digna aos seus cidadãos, que podem e devem exigir isso de seus governantes, afinal contribuem com impostos.

Texto 2 :

Os principais direitos humanos da 3ª geração, conhecido como direitos da solidariedade são : direito a comunicação , direito ao meio ambiente , direito a paz , direito ao desenvolvimento e auto determinação dos povos. Esses direitos não são de âmbito individual e sim de âmbito coletivo.

O direito ao meio ambiente tem como direito fundamental a proteção de recursos naturais , sendo dever de todos a defesa ,proteção e prevenção do meio ambiente.       Sendo um direito fundamental que busca em produtos e ambientes de trabalho uma melhoria na qualidade ambiental de serviços. Por isso é de suma importância a prevenção dos recursos naturais, para que possamos garantir uma qualidade de vida melhor para nós e para as futuras gerações.

Desta forma, os direitos de liberdade individual, igualdade e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado em relação à industrialização e densa urbanização, estão compreendidos para o futuro da cidadania e legítimo sendo possível diante da globalização política e social.

Referências Bibliográficas:

MARTINS, Alan. Direitos Humanos: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional. 2014.

Wikipédia. Direito Ambiental. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_ambiental >.

Guia de Direitos. Direito a Saúde. Disponível em: < http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=31 >.

Wikipédia. Direitos Sociais. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_sociais >.

Wikipédia. Direitos Humanos. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos >.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com