TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Distúrbios Cardiovasculares

Por:   •  21/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Paula Cardoso Sant’ Anna

Enfermagem – 4 semestre

01 - Estudo de caso:

Paciente deu entrada no pronto-socorro, pálido, apresentando sudorese fria, agitado, consciente e com discurso pouco coerente, taquidispneico com 36 respirações por minuto, uso de musculatura acessória e retração subdiafragmática, ausculta pulmonar apresentando murmúrios vesiculares diminuídos com estertores finos até ápices pulmonares, presença de escarro hemoptoico, refere precordialgia, taquicardia com frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto, ausculta cardíaca com ritmo de galope, extremidades frias, cianótica.

Paciente possui antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio prévio, com disfunção ventricular esquerda há 7 anos.

Frente a estes sinais e sintomas, qual o diagnóstico de enfermagem prevalente?   Quais seriam as intervenções de enfermagem neste caso?

R: EDEMA AGUDO DE PULMÃO Avaliar nível de consciência , atentar-se para saturação e freqüência respiratória, controle de sinais vitais freqüentes, controle de balanço hídrico e débito urinário, controle de pressão venosa central , decúbito elevado de 30 graus, controle de drogas vasoativas e pesar o paciente para evoluir edema

02 - Analise os desenhos de ECG, cite e comente brevemente sobre o tipo de arritmia apresentada.

  1. Taquicardia Ventricular – produz freqüência cardíaca de 150 a 200 batimentos por minuto. Pode ocorrer em ritmo tão rápido que as ondas P se juntam às ondas T que as precedem dando o aspecto de uma única onda.

[pic 1]

  1. Taquicardia Sinusal – Aumento da FC , mantendo todas as ondas nos tempos devidos, o ritmo é regular.

[pic 2]

  1. Flutter Atrial – Arritmia onde circuitos elétricos anormais se formam no átrio, causando contrações regulares em um ritmo acelerado. No ECG, várias ondas P em forma de serra são produzidas, visíveis nas derivações D2, D3 e aVF. [pic 3]

3 - Analise e caso e responda as perguntas.

 Paciente 45 anos, obesa, sedentária, com varizes em MMII, imobilização parcial em 2° pós-operatório de nefrectomia à direita. Durante avaliação da enfermeira, observou-se dispneia e taquicardia, na ausculta apresenta aumento da intensidade em B2, dor torácica e hipertensão arterial. Após a avaliação da enfermeira, foi solicitada avaliação do médico plantonista e diagnosticada com tromboembolismo pulmonar.

A- Quais fatores de risco para TEP? Idade maior que 40 ,sedentarismo, obesidade, varizes e cirurgia recente.

B- Quais métodos para diagnosticar TEP? Exames de raio-x de tórax, eletrocardiograma, gasometria arterial , testes bioquimicos, Ddimero , cintilografia pulmonar , Angiotomografia Arterial do Tórax.

C- Cite 3 cuidados de enfermagem em pacientes com TEP. Oxigenioterapia , controle de sinais vitais e administração de anticoagulante conforme prescrição médica.

4- Descreva o passo a passo de como realizar o exame de ECG, localização dos eletrodos ou peras, caso você trabalhe com esse equipamento no seu local de trabalho, realize uma foto ou vídeo do equipamento e simule o exame.

ECG:

  • Posicionar o paciente em decúbito dorsal e solicitar que permaneça relaxado;
  • Solicitar ao paciente que exponha o tórax, punhos e tornozelos ou fazê-lo caso o paciente seja dependente;
  • Certificar que não há contato com o paciente com artefatos metálicos;
  • Verificar se os cabos dos eletrodos ou peras estão devidamente conectados;

Posições dos Eletrodos:

  • Antebraço direito próximo ao punho – Vermelho
  • Antebraço direito próximo ao punho – Amarelo
  • Perna esquerda próximo ao tornozelo – Verde
  • Perna direita próximo ao tornozelo – Preto

Posições Eletrodos Região Torácica:

  • V1, vermelho - Quarto espaço intercostal na borda esternal direita
  • V2, amarelo - Quarto espaço intercostal na borda esternal esquerda
  • V3, verde –Entre V2 e V4
  • V4, marrom - Quinto espaço intercostal na linha clavicular média (hemiclavicular)
  • V5, preto - Linha axilar anterior esquerda no mesmo nível horizontal que V4 V6, roxo - Linha axilar média esquerda no mesmo nível horizontal que V4 e V5

[pic 4]

[pic 5]

5- Pesquise sobre os medicamentos abaixo, citando a indicação da droga, as principais vias de administração, diluição e principais cuidados de enfermagem.

  1. Furosemida

Indicação: Diurético.

Via Administração: VO, EV e IM.

Diluição: Diluida em Soro fisiológico. Depois injetada em soro glicosado ou ringer lactato.

Cuidados de Enfermagem: Confirmar alergia à medicação. Possibilidade de hipotensão e desidratação. Administração deve ser em até 4 mg por minuto. Controle de débito urinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (669.2 Kb)   docx (615.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com