TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Distúrbios Neurológicos

Por:   •  17/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.085 Palavras (33 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 33

COLERA

CONCEITO

A cólera (CID A00.9) é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae O1 ou O139. É de transmissão predominantemente hídrica.

Doença infecciosa aguda, transmissível, caracterizada, em sua forma mais evidente, por diarréia aquosa súbita, cujo agente etiológico é o Vibrio cholerae (bactéria Gram negativa, em forma de bastonete encurvado, móvel), transmitida principalmente pela contaminação fecal da água, alimentos e outros produtos que vão à boca. A cólera é um modelo clássico de enterotoxigenicidade.

As manifestações clínicas ocorrem de formas variadas, desde infecções inaparentes ou assintomáticas até casos graves com diarreia profusa, podendo assinalar desidratação rápida, acidose e colapso circulatório, devido a grandes perdas de água e electrólitos corporais em poucas horas, caso tais perdas não sejam restabelecidas de forma imediata. Os quadros leves e as infecções assintomáticas são mais frequentes do que as formas graves.

ETIOLOGIA

O agente etiológico da cólera é o Vibrio cholerae O1 toxigênico ou O139, bacilo gram negativo, com flagelo polar, aeróbio ou anaeróbio facultativo, isolado por Koch no Egipto e na Índia, em 1884, inicialmente denominado de Kommabazilus (bacilo em forma de vírgula).

O Vibrio cholerae é um bacilo Gram negativo, móvel, por flagelação polar e pertencente à família Vibrionaceae. Pode ser classificado em dois biótipos:

- Clássico

- El Tor

Dependendo da constituição antigênica podem ser divididos em três sorotipos:

- Inaba

- Ogawa

- Hikojima.

Poder imunogênico: independentemente de a infecção ter sido clínica ou subclínica, os antígenos e a toxina do Vibrio cholerae induzem, no homem, a produção de anticorpos aglutinantes e vibriocidas (antígenos somáticos) e anticorpos neutralizantes (toxina). Os anticorpos vibriocidas persistem por tempo mais curto e as antitoxinas por mais tempo.

Os antígenos são:

- Antígeno H flagelar;

- Antígeno O somático, que o classifica em grupos; no grupo O1, toxigênico, os antígenos A, B e C, em diferentes combinações, identificam os sorotipos;

- Antígeno da toxina.

Os dois biótipos de Vibrio cholerae O1: o clássico, foi descrito por Koch, e o El Tor, isolado por Gotschlich em 1906, de peregrinos procedentes de Meca, examinados na estação de quarentena de El Tor, no Egipto. Ambos os biótipos são indistinguíveis bioquímicas e antigenicamente; de igual forma, enquadram-se na espécie Vibrio cholerae e integram o sorogrupo O1, que apresenta três sorotipos, denominados Ogawa, Inaba e Hikojima.

CARACTERÍSTICAS DO AGENTE ETIOLÓGICO, RELACIONADAS AO HOSPEDEIRO

- Infectividade (capacidade de se alojar e multiplicar no hospedeiro): é relativamente baixa, variando a 1 dose infectante entre 106 a 1010.

- Patogenicidade (capacidade de induzir a doença): varia conforme o biótipo, sendo maior no clássico (1 caso grave para cada 5 infectados) e baixa no El Tor (1:25 a 1:100). A contrapartida de se ter uma predominância de casos leves ou inaparentes, é que a maioria das fontes de infecção é desconhecida. ou O biótipo El Tor é menos patogénico que o biótipo clássico e causa, com mais frequência, infecções assintomáticas e leves. A relação entre o número de doentes e o de portadores com o biótipo clássico é de 1:2 a 1:4; com o biótipo El Tor, a relação é de 1:20 a 1:100.

- Virulência (gravidade da doença): avaliada pela letalidade e considerando a história natural da doença, é alta, sendo maior em gestantes. Na presença de tratamento precoce e adequado, a letalidade cai para menos de 1%.

- Resistência: é sensível ao dessecamento, exposição ao sol, cloro e outros desinfectantes, fervura, pH menor do que 5 e à competição com outros germes. A curva de sobrevida é maior com um rápido congelamento (80ºC/minuto) do que no congelamento lento (2ºC/minuto). Pode sobreviver em meios como leite ou estrato de carne por mais de um mês à temperatura de -20ºC e por muito mais tempo a -70ºC. O vibrião El Tor adapta-se bem à água salobra e aos moluscos e crustáceos, o que permite sua permanência prolongada.

Outro factor que favorece a disseminação do biótipo El Tor é a maior resistência deste às condições externas, que o permite sobreviver por mais tempo do que o biótipo clássico no meio ambiente. Essas características do El Tor dificultam significativamente as acções de vigilância epidemiológica e,na prática, impedem o bloqueio efectivo dos surtos de cólera, principalmente quando ocorrem em áreas com precárias condições de saneamento.

ECOLOGIA

O Vibrio cholerae é um microorganismos autóctone natural do ecossistema aquático e pode ser encontrado em forma livre na água ou associado ao zooplâncton, ao fitoplâncton, às plantas e aos organismos marinhos, como peixes, ocasionando a contaminação passiva da ostra e do mexilhão, no processo de filtração da água que contenha o plâncton. Dentre os factores abióticos mais estreitamente relacionados à sobrevivência do agente da cólera, destacam-se:

 a) A temperatura da água: a faixa mais favorável situa-se entre 10º e 32º C. Nessa variação, o V. cholerae tende a se localizar na superfície. Com a temperatura abaixo de 10º C, a bactéria tende a se localizar no sedimento na forma viável, porém não cultivável.

b) A salinidade: na faixa de 0,3% a 1,79%, a salinidade concorre para a maior viabilidade do vibrião. Abaixo de 0,3%, a viabilidade passa a depender da concentração de nutrientes orgânicos e da temperatura mais elevada, particularmente em água doce.

c) O pH: mais favorável na faixa de 7,0 a 9,0, com limites de tolerância de 5,5 a 10,0, principalmente no caso do biótipo El Tor.

d) A humidade: o Vibrio cholerae não resiste à dissecação. Experimentalmente, o Vibrio cholerae pode sobreviver de 10 a 13 dias em temperatura ambiente e até 60 dias em água do mar sob refrigeração. Em água doce, sua sobrevivência atinge até 19 dias; em forma de gelo, de quatro a cinco semanas.

As observações em ambiente marinho assinalam a maior sobrevivência em águas costeiras e estuarinas, em contraposição as de alto mar. Seja por alteração de qualidade e quantidade de organismos marinhos, ou da salinidade, o Vibrio cholerae não é detectado em pescados de alto mar. Entretanto, seu isolamento nas águas doces superficiais e de estuários somente é possível quando a contaminação fecal for constante. Isso significa que, aparentemente, não há fixação ou multiplicação da bactéria no ambiente de água doce, ao contrário das observações de água marinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com