TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios de Imunização São a Vacina, Imunoglobulina ou Soro de Anticorpos

Por:   •  6/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Imunizar é o ato de adquirir proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Objetiva aumentar nossa resistência contra infecções.

Os meios de imunização são a vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.

Tipos de imunização

Imunidade ativa: são induzidas pela vacina, que ao ser administrada induz uma resposta biológica do nosso corpo com a produção de anticorpos específicos ao mesmo micro-organismo que foi administrado, protegendo contra futuras infecções. A duração da vacinação é de muitos anos ou até mesmo a vida toda. Também adquirimos imunidade antiva quando contraímos uma doença e respondemos com anticorpos.

Imunidade passiva: enquanto na ativa é administrado o mesmo micro-organismo que se pretende a imunização, a passiva induz a proteção com a administração de anticorpos contra uma infecção particular. Ela é rápida e eficiente, mas é temporária, durando em média poucas semanas e meses. Como exemplo temos a amamentação (ver abaixo) e a transfusão de sangue, pois o sangue contém anticorpos.

Imunoglobulina: nesse tipo, os anticorpos são colhidos diretamente do ser humano, a imunização. Se colhidos dos animais, é chamado de soro.

A primeira vacina foi desenvolvida por Edward Jenner (1796), um médico inglês que observou que muitas pessoas que trabalham com ordenha e tinham se contaminado com cowpox, uma doença de gado semelhante à varíola. eram imunes à vacina. Jenner enfrentou várias resistências. A classe médica e os variolizadores fizeram ferrenha oposição (inclusive por grupos religiosos, pois viam um risco da degeneração da raça humana pela contaminação com material bovino). Logo a descoberta se espalhou pelo mundo. Napoleão imunizou seu exército, a marinha Britânica adotou a vacinação e se popularizou nos Estados Unidos quando o presidente Thomas Jefferson foi vacinado (1801). Mesmo assim a vacinação sofria muita oposição. Para muitas pessoas causava repulsa. Mas apesar da repulsa, aos poucos a vacinação foi se generalizando, pois foi administrada sob pressão governamental.

fonte http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/m7.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (22.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com