TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros socorros em envenenamento e intoxicação

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 10

Primeiros socorros em envenenamento e intoxicação.

  A  intoxicação ou envenenamento, podem ser causados por ingestão, inalação ou simplesmente  por exposição da pele.Grande parte dos atendimentos em pronto - socorros e centro de intoxicações, trata-se de acidentes domésticos envolvendo medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas, entre outros prejudicando na maioria das vezes crianças de até 4 anos.Podendo definir quadros clínicos extremamente  graves na maioria das vezes.

   Os sintomas da intoxicação pode levar algum tempo para se desenvolver. No entanto, se você achar que alguém possa estar intoxicado não espere para que os sintomas se desenvolvam antes conseguir ajuda médica.

Alguns sinais e sintomas de intoxicação:

Dor abdominal;

Lábios azulados;

Dor no peito;

Confusão mental;

Tosse;

Diarreia; entre outros.

    Envenenamento:

Os primeiros socorros para envenenamento variam se a vítima está consciente ou inconsciente, no entanto, em todas as situações é necessário chamar ajuda médica. Caso a vítima tenha queimaduras nos lábios, deve-se molhá-los suavemente com água, sem deixar a vítima engolir, porque a ingestão de água pode favorecer a absorção do veneno.

Vítima consciente:

    Interrogar a vítima para tentar obter o maior numero de informações possível sobre o envenenamento: o nome ou tipo do veneno , a via de entrada do veneno como nariz ou pela a boca , a quantidade de veneno , aproximadamente ingerida , e a quanto tempo ocorreu o envenenamento.Em seguida colocar a vítima de lado confortavelmente aquecida e chamar uma equipe médica.

Vítima inconsciente:

Se a vítima não estiver respirando, iniciar massagem cardíaca e respiração boca-nariz  e não boca-a-boca , para evitar ficar contaminado. Caso a vítima comece respirando depois da massagem cardíaca e respiração boca-nariz, deve-se colocá-la de lado até a ambulância chegar.

Em caso de envenenamento não se deve dar líquidos a vítima, pois pode favorecer a absorção de alguns venenos; provocar vômito se a vítima ingeriu um corrosivo ou um solvente.

As informações recolhidas da vítima devem ser fornecidas aos profissionais saúde,assim que chegarem ao local.

Assistência de enfermagem em casos de traumatismo.

     No Brasil, os acidentes e a violência configuram um problema de saúde pública de grande magnitude e transcendência, com forte impacto na morbidade e na mortalidade da população. No conjunto das lesões decorrentes das causas externas, o Trauma Cranioencefálico (TCE) destaca-se em termos de magnitude tanto entre mortos quanto feridos, sendo uma das lesões mais frequente. Atualmente é a maior causa de morbidade e mortalidade nas comunidades; é a terceira causa mais comum de morte,excedido apenas por doenças cardiovasculares e câncer.De acordo com Canova et AL , o TCE é definido como qualquer agressão que acarreta lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges ou encéfalo e, de um modo geral, encontra-se dividido,de acordo com sua intensidade,em gravo,moderado e leve.

   Existem dois tipos de lesões cranianas: lesão primária e secundária.Lesão cerebral primária é aquela resultante da lesão mecânica que ocorre no momento do trauma, em decorrência do impacto. A lesão cerebral secundária não está diretamente relacionada ao mecanismo de trauma; ela ocorre após o trau Entre as principais causas de TCE estão os acidentes automobilísticos, atropelamentos, acidentes ciclísticos e motociclísticos, mergulho em águas rasas, agressões, quedas e projéteis de arma de fogo. De maneira geral a gravidade esta relacionada com a intensidade do trauma.

  Os cuidados as vítimas de TCE baseiam-se na estabilização das condições vitais do paciente,o atendimento se dá por meio do suporte á vida,exigindo agilidade e objetividade no fazer.Nesse cenário, o enfermeiro tem papel  fundamental no cuidado oferecido a essas vítimas, pois é necessário que ele esteja apto para obter uma breve história do paciente, realize o exame físico, executando o tratamento imediato, preocupando-se com a manutenção da vida. Deve aliar sua fundamentação teórica à capacidade de liderança, iniciativa e habilidades assistenciais e de ensino. Precisa ter raciocínio rápido, pois é responsável pela coordenação de uma equipe de enfermagem, sendo parte vital e integrante da equipe de emergência. Diante do exposto e, considerando que há sempre um questionamento sobre a atuação do enfermeiro na assistência a pacientes vítimas de TCE até a chegada do médico na sala de emergência.

  Nas primeiras 48 horas pós TCE a equipe de enfermagem deve estar atenta ao escore de Glashow, ao padrão respiratório e aos níveis da PIC (normal menor 10 mmHg) já que uma elevação da PIC a maior de 20 mmHg em um paciente em repouso, por mais do que alguns minutos, está associada a um aumento significativo da mortalidade; essa atenção da enfermagem permite intervir rapidamente, evitando complicações. A nutrição intera deve ser iniciada após 48 horas de admissão na UTI, deve-se estar atento à presença de ruído hidroaéreos (RHA) e distensão abdominal. Nos pacientes que apresentarem fraturas de base de crânio, a sondagem nasogástrica ou enteral deve ser feita por via oral e não via nasal, pois podem provocar infecções do tipo meningite e lesões secundárias, para as aspirações deve ser usado o mesmo critério, não realizar aspirações nasal nestes pacientes. Deve-se estar atento à prescrição de soluções, visto que, infusão de soluções contendo dextrose, especialmente dextrose a 5% e água, é contra indicada no tratamento agudo do paciente com TCE, pois favorece o aparecimento de edema cerebral.

Choque anafilático

O choque anafilático é uma grave reação alérgica que pode levar ao encerramento da garganta, impedindo a respiração adequada, pode levar à morte em poucos minutos. Dessa forma, o choque anafilático deve ser tratado o mais rápido possível. Os primeiros sintomas do choque anafilático são:

-Aumento dos batimentos cardíacos;

-Dificuldade para respirar e presença de tosse e chiado no peito;

-Dor no estômago;

-Náuseas e vômitos;

-Inchaço nos lábios, na língua ou na garganta;

-Pele pálida e suor frio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com