TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sinais vitais

Por:   •  15/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.341 Visualizações

Página 1 de 2

Os sinais vitais são uns dos procedimentos maisrealizados e mais necessários no âmbito hospitalar. Ele atribui valores ao estado clínico do paciente guiando os profissionais de saúde para realizar as medidas cabíveis necessárias.

Toda unidade de saúde possui procedimentos de maior complexidade, registros burocráticos, entre outros procedimentos característicos. Os sinais vitais tornam-se, muitas vezes uma ação banal, esquecida ou resumi-se apenas auma Pressão Arterial (PA), sendo ignorado o pulso (P ou BC) respiração (R), temperatura (T) e a dor (D).

A Pressão Arterial é a resistência exercida pelas paredes das artérias ao fluxo sanguíneo ocasionada pela força de contração do coração, pode apresentar valores distintos devido às condições do ambiente, sexo, idade, patologias entre outras particularidades.

O Pulso, batimentos cardíacos oufreqüência respiratória, é a contração alternada de sangue contra uma artéria resultando na pulsação que pode ser sentida em varias pares do corpo, podendo apresentar variação na frequência, no volume, no ritmo e também pode ser alterado devido idade, sexo, patologias, medicações, entre outras.

A Respiração é o processo de trocas gasosas, oxigênio e gás carbônico entre o meio ambiente e nossocorpo, apresenta variação na freqüência, o ritmo e na profundidade.

A Temperatura é o grau de calor que atinge determinado corpo que sofre alterações de acordo com alguns fatores para mais ou para menos como, horário, exercícios físicos, repouso, sono, emoções, entre outros. Pode ser aferido por três vias, axilar, retal e bucal.

A Dor é um sinal vital subjetivo que para ser avaliada depende único eexclusivamente do próprio paciente, pois ele é quem irá poder avaliar a intensidade e a frequência da dor.

Essa pesquisa foi desenvolvida para apresentar a população uma forma clara e objetiva de conhecer sobre os sinais vitais, seus locais de aferição, conhecer os valores de cada um, normais e alterados, para relembrar toda a necessidade da realização correta e completa desses sinais vitais emqualquer especialidade de atendimento de saúde. Com o mínimo de conhecimento adquirido com a explanação desse conteúdo será possível que os leitores passem a perceber as alterações no âmbito hospitalar e passem a cobrar a realização desses e de outros procedimentos de forma correta.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1. INTRODUÇÃO

Os sinais vitais são a quantificação das anormalidades metabólicas, fisiológicas, patológicas ou psicológicas do nosso organismo. Os sinais vitais são: pressão arterial (PA), temperatura (T), respiração (R) e a dor (D), ambos apresentam suas características, locais de aferição e valores distintos um do outro, ou seja, cada um faz uso dos instrumentos necessários para alcançar osvalores corretos. A mensuração dos sinais vitais é uma das praticas mais constantes no âmbito hospitalar, através da pratica correta dos mesmos, vidas podem serem salvas, pois são uma forma do corpo alertar que algo não esta certo ou não funciona como deveria. No embasamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com