TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osmose células em meios

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Todos os tipos de célula possuem membrana plasmática, a mesma possui natureza lipoproteica, ou seja, é formada por fosfolipídios e proteínas, que determina a seletividade (entrada e saída) de diversas substancias.

A membrana plasmática permite a passagem livre de água e de pequenas moléculas e dificulta ou até mesmo bloqueia a passagem de algumas proteínas.

Para uma célula permanecer estado normal, ela deve ficar em meio isotônico, ou seja, quando o meio apresenta a mesma pressão osmótica que o organismo. Por sua vez, para que ela se rompa, ela deve ficar em meio hipotônico, devido ao excesso de água no meio, no caso das hemácias, esse processo se chama hemólise. Quando ocorre o contrario, ou seja, a perca de água, a célula se encontra em meio hipertônico, e ocorre então a crenação.

Este trabalho tem o intuito de entender na prática a reação da hemácias diante aos diferentes níveis de concentração nos meios internos e externos da célula.

OBJETIVO

Analisar a morfologia das hemácias em diferentes soluções salinas, obtendo-se uma evidencia indireta da presença da membrana plasmática.

Através de uma breve anamnese com uma aluna, as seguintes informações foram obtidas: 19 anos, 56 quilos, 1,60 cm de altura, obtendo IMC (Índice de Massa Corporal, que se trata de uma medida do nível de gordura) igual a 22,2 (normal).

Após isso, o local a ser perfurado (dedo indicador) foi desinfetado com algodão embebido em álcool, e então, com o auxilio da microlanceta, aproximadamente as 19h30 do dia 07 de novembro de 2014, no laboratório da Faculdade, as gotas de sangue (uma de cada vez) foram coletadas. A primeira gota foi colocada sobre uma lamina (A), com duas gotas de solução de cloreto de sódio 0,9% e coberta com uma lamínula. A segunda gota foi colocada sobre uma lamina (B) com duas gotas de solução de cloreto de sódio 3,0% e coberta com uma lamínula. A terceira e ultima gota de sangue foi colocada sobre uma lamina (C) com duas gotas solução de cloreto de sódio 0,1% e também foi coberta com uma lamínula.

Após isso, as laminas foram observadas em um microscópio binocular na objetiva 40x, e algumas diferenças entre as soluções das laminas foram notadas.

Na lamina A, em que a solução de cloreto de sódio era 0,9%, a célula (hemácia) não sofreu alteração em sua morfologia original, visto que é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9%. A solução de cloreto de sódio 0,9% é conhecida como solução fisiológica, e é aplicada para hidratação endovenosa, para lavagem de ferimentos, de lentes de contato, entre outros. As soluções isotônicas são soluções que apresentam a mesma pressão osmótica que o organismo, o que faz com que a célula nesse meio permaneça normal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A morfologia das hemácias podem sofrer alterações conseqüentes ao seu meio externo. Seu meio interno tem concentração de soluto igual a 0,9%, o que faz com que em meio a uma concentração do mesmo nível ela permaneça isotônica, ou seja em forma normal, devido a pressão osmótica ser a mesma do organismo. Quando a hemácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com