TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POP AMAMENTAÇÃO EM UTI NEONATAL

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

1 Materiais necessários

De acordo com Brasil (2009) a quantidade de materiais necessários e suas descrições para realização dos procedimentos, são:

- Gazes umedecidas com água;

- Gazes secas;

- Copinho;

- Compressa não estéril;

- Almofada de amamentação;

- Ampola de água destilada;

- Gaze não estéril;

- Luva de procedimento;

- Material para sondagem gástrica (alimentação por sonda orogástrica);

- Seringa de 10 ou 20 ml para dieta.

2 Equipamentos de Proteção Individual

Os profissionais de saúde que trabalham com o leite humano ordenhado devem fazer uso de equipamento de proteção individual compatível com a atividade desenvolvida e exclusivo para a realização dos procedimentos de exame físico, ordenha e manipulação do leite. A paramentação do profissional de saúde inclui avental, gorro, luvas de procedimento, óculos de proteção e máscara (BRASIL, 2009).

3 Técnica

Kerstin et al.,(2013) define as técnicas para uma alimentação oral, que inicialmente que deve-se higienizar as mãos, se o RN estiver dentro da incubadora, eleva-o segurando pela cabeça. Verificar se as narinas estão desobstruídas, se necessário, proceder à limpeza. Proteger o pescoço do RN com gaze ou compressa não estéril. Colocar o copinho na boca do RN, inclinando-o para evitar deglutição de ar. Observar as reações do RN (coordenação de sucção, deglutição e respiração) e interromper a administração da dieta se necessário. Segurar o RN em posição ortostática durante alguns minutos até ocorrer eructação. Acomodar o RN no berço em decúbito ventral por um período mínimo de 30 minutos. Higienizar as mãos. Registrar no prontuário e balanço hídrico: quantidade e tipo de dieta, volume, características do resíduo gástrico, reação do recém-nascido, data e horário e assinar.

Hallowell et al., (2014) leciona sobre a alimentação por sonda orogástrica, que primeiramente deve-se certificar do tipo de dieta e do volume a ser administrado, logo em seguida higienizar as mãos, reunir o material e levá-lo para a unidade do recém-nascido. Conferir a identificação da dieta, a temperatura, a data e o horário. Manter o RN em posição Semi-Fowler A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º). Testar o posicionamento da sonda e aspirar delicadamente o resíduo gástrico. Medir a quantidade aspirada com a seringa e comunicar ao médico. Aspirar à dieta na seringa de tamanho adequado, conectá-la a sonda, pinçar a sonda com os dedos indicador e polegar e retirar o êmbolo da seringa. Iniciar a infusão da dieta. Manter a seringa elevada para a descida do alimento gravitacionalmente. Proceder à lavagem da sonda com água destilada em quantidade ideal, pinçar a sonda manualmente, evitar a entrada de ar, retirar a seringa da sonda e a descartá-la no lixo. Manter o RN em decúbito ventral ou lateral. Higienizar as mãos. Registrar no prontuário e balanço hídrico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com