TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo : UTI Neonatal

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA  EM UTI NEONATAL

Igor Marcelo ¹

Patrícia Ferreira²

Natália Nogueira Camilo3

Keliane Veras4

Júlio Cesar Caxiado5

Orientador(a): Mariana Dond Veloso 6 

Introdução: A Fisioterapia respiratória vem atuando há alguns anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e, por meio de suas técnicas, pretende ajudar a recuperação dos RN e prevenir possíveis agravos e complicações respiratórias. As características do período neonatal implicam no aparecimento de muitas doenças que se desenvolvem nesse período, levando a diminuição da ventilação, obstrução da via aérea e aumento do trabalho respiratório. Atualmente os fisioterapeutas não se restringem a tratar apenas a doença, mas também previnem possíveis sequelas que poderão acometer criança ou o recém-nascido através da estimulação precoce adequada para cada idade. Objetivo: O objetivo desse trabalho é mostrar a importância do fisioterapeuta nas unidades de terapia intensiva neonatal, com intuito de prevenir alterações causadas por patologias respiratórias, bem como estabelecendo os padrões motores, melhorando a ventilação da caixa cardíaca torácica e evitando acúmulos de secreção.Metodologia:Foi realizado um estudo na perspectiva qualitativa, sabendo que na fase neonatal os pacientes estão em constante crescimento e levando em consideração os fatores anatômicos e fisiológicos, entendendo que necessitam de cuidados diferenciados. Com isso,pesquisamos criteriosamente sobre o assunto, através de livros, artigos e internet, visando destacar quais as técnicas fisioterápicas utilizadas na fase neonatal, destacando também quais os benefícios do tratamento precoce já no inicio de vida,e quais as dificuldades encontradas na execução do tratamento. Resultados/discussões: Como resultado final dessa pesquisa, procurou-se enfatizar a importância significativa da fisioterapia na area neonatal. E a atuação do profissional que vai desde os primeiros dias de vida do neonato até a inclusão do mesmo na rotina de sua familia,em tarefas como andar,sentar e engatinhar,garantindo melhoria de vida. Conclusão: Após esta revisão bibliográfica, verificou se que a Fisioterapia sendo pertencente da área de saúde e de equipes interdisciplinares componentes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, teve uma ascenção plena e significativa no que tange os cuidados perinatais e pós natais, onde atua objetivando reduzir o tempo de permanência das crianças no ambiente hospitalar, por meio da prevenção de complicações respiratórias e na detecção de possíveis problemas do desenvolvimento neuropsicomotor.

Palavras chaves: Uti, fisioterapia, neonatal.

  1. Moreira Junior Editora,Neonatologia. Disponivel em: <www.moreirajr.com.br/revistapediatriamoderna >. Acesso em : 30/05/2016
  2. Portal Educação,Fisioterapia. Disponivel em : http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/5617/fisioterapia-neonatal Acesso em : 01/06/2016.
  3. Scielo Brazil. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Disponivel em: . Acesso em : 02/06/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com