TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS DESENVOLVIMENTOS FÍSICO, TÉCNICO E TÁTICO PARA A PRÁTICA DO FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO

Por:   •  18/5/2016  •  Monografia  •  3.494 Palavras (14 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

O Futsal de alto rendimento exige um grande desenvolvimento das capacidades, física, técnica e tática. Assim, este estudo buscou por meio da revisão bibliográfica, verificar as vantagens do praticante do futsal estar com um bom nível de desenvolvimento no fator físico, no fator técnico e no fator tático. Para a realização dessa pesquisa bibliográfica, foi realizada uma busca em periódicos e livros a respeito de Futsal, técnicas e táticas, capacidades físicas e alto rendimento, na base de dados do Google acadêmico. Nos estudos encontrados, ficou claro que o atleta de Futsal necessita tanto da condição física, para conseguir acompanhar a dinâmica que o esporte exige, quanto da condição técnica, que nada mais é que o desenvolvimento dos fundamentos utilizados pelos jogadores durante uma partida, e do desenvolvimento tático, relacionado ao posicionamento dos atletas, sistemas e estratégias de jogo, que para ter sucesso necessita dos componentes físicos e técnicos. Alguns estudos mostraram que para o total rendimento do atleta é preciso que esses três elementos estejam em harmonia. Sendo assim, conclui-se com este estudo, a importância de que os treinadores não trabalhem em seus treinamentos apenas um desses aspectos, mas sim os três que caminha lado a lado, com isso obtendo um sucesso maior no rendimento de sua equipe. Não foram encontrados estudos mostrando a dificuldade de treinadores no desenvolvimento desses fatores, nem estudos que detalham com clareza como e quantas vezes ao dia esses treinamentos devem ser aplicados.

Palavras- Chave: Futsal. Desenvolvimento físico, técnico e tático. Alto rendimento.

1  INTRODUÇÃO

Existem duas versões sobre o surgimento do futebol de salão, a primeira que teria surgido na década de 30 no Uruguai, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu, onde teve suas primeiras regras criadas pelo professor Juan Carlos Ceriani (FIGUEIREDO, 1996; FERREIRA, 1998). A segunda versão é que o futebol de salão teria surgido em São Paulo, com as especificidades de regras e prática, afirmando que teve início no Uruguai, porém como uma autêntica pelada. (FIGUEIREDO, 1996; FERREIRA, 1998).

Na década de 40 o futebol de salão se expandiu no Brasil através das ACMs de São Paulo e do Rio de Janeiro. Sendo assim era muito fácil formar as equipes e organizar competições, com toda essa facilidade o futsal já era praticado em quase todas as capitais do país, onde uns copiavam as regras dos outros (FIGUEIREDO, 1996; FERREIRA, 1998).

A partir daí, o futebol se salão hoje conhecido como futsal foi se desenvolvendo pelo Brasil e pelo Mundo, aumentando seus praticantes com o passar dos anos.

Para praticar o futsal competitivo, é importante estar bem condicionado fisicamente, pois além dos benefícios fisiológicos, o exercício físico gera efeitos psicológicos positivos, tais como melhoras do humor, redução do estresse, aumento da auto-estima devido à melhora da auto-eficiência e esquemas cognitivos que favorecem o raciocínio otimista (BROWNELL, 1995).

SANTOS FILHO (1995) acredita que os praticantes do futsal precisam de endurance, velocidade, resistência muscular localizada e potência muscular, bem como, agilidade, flexibilidade, coordenação, ritmo e equilíbrio.

Da mesma forma que o desenvolvimento físico, o desenvolvimento técnico tem sua grande importância para os praticantes do futsal, pois a técnica é fundamental em qualquer atividade para atingir os objetivos propostos de maneira eficaz (DANTAS, 1998).

O desenvolvimento técnico nada mais é que a lapidação dos fundamentos utilizados na prática do futsal, que são: domínio, condução, passe, chute, cabeceio, drible, finta, desarme, etc...

Além do desenvolvimento físico e técnico, é importante que o praticante de futsal se desenvolva taticamente. A tática é o planejamento e a estratégia que se utiliza para o alcance de um objetivo em uma determinada circunstância (BARBANTI, 2003).

Sendo assim, pode-se relacionar a tática como estratégias utilizadas no ataque, com rodízio entre os jogadores e jogadas ensaiadas, e também na defesa, fazendo marcação pressão ou meia quadra (BARBIERI, 2009).

Com a união desses três fatores físico, técnico e tático, com um nível alto de desenvolvimento em todos, seria possível que o atleta chegasse bem perto do seu alto rendimento.

Nas últimas décadas assim como todos os esportes, o futsal vem evoluindo gradativamente, isso gerou muitas duvidas aos profissionais da área em saber qual o melhor método de trabalho. Contudo, essa evolução exigiu treinamentos mais complexos e elaborados, tanto individuais quanto coletivo, a fim de se profissionalizar cada vez mais. Esta percepção ocorreu devido aos estudos e documentações realizadas (CASTAGNA et al., 2009; BARBEROALVAREZ et al., 2008; QUEIROGA et al., 2005; CHAGAS et al., 2005).

1.1 Justificativa

Em relação aos fatores que influenciam a tática de jogo se destacam a atenção com o adversário, condição técnica e características pessoais dos jogadores, condicionamento físico dos atletas e fatores psicológicos (FREITAS, HENRIQUE, NOLASCO, 2008).

Contudo, este estudo norteará novos praticantes do futsal, atletas ou treinadores, a fim de notarem a importância da evolução desses três fatores para atingir seu alto rendimento.

2 OBJETIVO

Investigar a importância dos fatores físicos, técnicos e táticos no futsal, para se conseguir um alto rendimento, a fim de auxiliar seus praticantes e instrutores.

2.1 Objetivos Específicos

a) Como devem ser trabalhados esses fatores?

b) Qual a importância da harmonia entre eles?

c) É possível trabalhar esse três fatores em um mesmo exercício?

3  MÉTODO

3.1 Natureza da Pesquisa

Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, sendo indireta através dos estudos analisados.

3.2 Procedimentos

Para contextualizar e conceituar a temática foi realizada uma busca em base de dados especializados (periódico e livros) a respeito da Importância do Desenvolvimento Físico, Técnico e Tático no Futsal de Alto Rendimento. A seguir, para entender aos objetivos desse estudo, foi realizada uma busca na base de dados do Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/), com as palavras chave: A História do Futsal, Treinamento Físico, Treinamento Técnico e Treinamento Tático, Futsal de Alto Rendimento. Artigos que mostram a importância desses fatores na prática do futsal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com