TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Resposta Sobre Artigo De Saúde Mental

Por:   •  16/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

LARISSA OLIVEIRA DA SILVA

ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS A PARTIR DO ARTIGO

MANAUS

2023

 

  1. Pergunta: Quais foram os principais objetivos da Reforma Psiquiátrica no Brasil, conforme mencionado no artigo?

Resposta: A Reforma Psiquiátrica no Brasil teve como objetivo substituir os “manicômios” por uma abordagem humanizada, implementando hospitais dias, Núcleos de Assistência Psicossocial, Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), entre outros, para melhorar a condição de cidadão dos pacientes com transtornos mentais.

  1. Pergunta: Como a participação da equipe multidisciplinar é destacada no contexto da assistência aos pacientes com transtornos mentais, conforme citado por Villela e Scatena (2014)?

Resposta: Villela e Scatena (2014) ressaltam que a participação da equipe multidisciplinar é fundamental para proporcionar assistência ética, humanizada e cidadã aos pacientes com transtornos mentais, enfatizando a integração entre profissionais e a relação com os pacientes.

  1. Pergunta: Qual é o papel da humanização na assistência à saúde mental, de acordo com Rios (2009)?

Resposta: Rios (2009) destaca que a humanização na assistência à saúde mental visa o respeito e a valorização da pessoa humana, buscando transformar a cultura institucional por meio de compromissos éticos e práticas que promovam a integração e inter-relação entre profissionais e pacientes.

  1. Pergunta: Qual é a metodologia escolhida para o presente estudo e qual o seu propósito, conforme mencionado no artigo?

Resposta: O presente estudo adota uma abordagem de pesquisa bibliográfica exploratória, conforme indicado por Gil (2010), com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema da assistência humanizada em saúde mental, tornando-o mais explícito e construindo hipóteses.

  1. Pergunta: Como a história da psiquiatria é contextualizada no artigo, desde os tempos mais remotos até a atualidade?

Resposta: O artigo contextualiza a história da psiquiatria desde os tempos mais remotos, abordando os transtornos mentais na civilização, as diversas denominações atribuídas à loucura, o surgimento da psiquiatria no século XVIII na Europa e as transformações pós-Segunda Guerra Mundial, que levaram ao questionamento das práticas institucionais.

  1. Pergunta: Quais foram os movimentos e iniciativas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial em relação à reforma psiquiátrica, de acordo com o artigo?

Resposta: Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram movimentos de contestação contra as práticas violentas nas instituições psiquiátricas, levando a reflexões sobre a natureza humana e à necessidade de modificar as práticas assemelhadas aos campos de concentração. Esses movimentos deram origem às primeiras experiências e à reforma psiquiátrica, conforme mencionado por Amarante (2007).

  1. Pergunta: Como era a assistência aos portadores de doenças mentais no Brasil colonial, conforme descrito no artigo?

Resposta: Na época colonial do Brasil, a assistência aos portadores de doenças mentais era precária, com cuidados prestados principalmente por curandeiros e sacerdotes católicos. Hospitais da Irmandade da Santa Casa acolhiam esses doentes em condições sanitárias extremamente ruins.

  1. Pergunta: Qual foi o marco inicial da assistência psiquiátrica no Brasil, e como evoluiu ao longo do tempo?

Resposta: O marco inicial foi a criação do Hospital Psiquiátrico Dom Pedro II em 1852, posteriormente chamado de Hospício Nacional de Alienados. Ao longo do tempo, surgiram diversas instituições destinadas a alienados em diferentes províncias, mas estas eram marcadas por superlotação, maus-tratos, higiene precária e falta de assistência médica.

  1. Pergunta: Como a Declaração de Caracas influenciou a assistência aos portadores de transtornos mentais no Brasil?

Resposta: A Declaração de Caracas reafirmou os princípios de cidadania dos portadores de transtornos mentais, incentivando a construção de redes de serviços alternativos. No Brasil, isso se traduziu na criação de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), redes de atenção à saúde mental, leitos psiquiátricos em hospitais gerais, residências terapêuticas e oficinas.

  1. Pergunta: Quais foram os modelos de assistência à saúde mental adotados no Brasil após a influência do pensamento de Basaglia?

Resposta: Sob a influência do pensamento de Basaglia, surgiram modelos como a Psiquiatria de Setor e a Comunidade Terapêutica. Posteriormente, na década de 80, influenciados por Basaglia, ocorreu o fechamento de manicômios e a abertura dos primeiros Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), marcando o início do Movimento da Luta Antimanicomial.

  1. Pergunta: Qual foi o primeiro CAPS no Brasil, e qual a sua contribuição para a transformação do atendimento aos pacientes com transtornos mentais?

Resposta: O primeiro CAPS no Brasil foi inaugurado em 1986 em São Paulo, denominado Professor Luís da Rocha Cerqueira. Sua contribuição foi significativa ao transformar o atendimento aos pacientes com transtornos mentais, evitando internações, acolhendo as saídas dos hospitais psiquiátricos e oferecendo atendimento intensivo, alinhado à nova filosofia de saúde mental da época.

  1. Pergunta: Como a Política Nacional de Saúde Mental no Brasil busca promover a desinstitucionalização e a reabilitação dos pacientes com transtornos mentais?

Resposta: A Política Nacional de Saúde Mental visa à diminuição gradual e planejada de leitos em hospitais psiquiátricos, priorizando a desinstitucionalização de pacientes com histórico extenso de internações. Propõe a implementação de diversas redes de serviços de saúde mental de apoio comunitário, promovendo oportunidades de cidadania e autonomia no território em que os pacientes vivem. Essa abordagem inclui ações na Atenção Primária, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, leitos de atenção integral, programas de reintegração e outros serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com