TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre artigos

Por:   •  9/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Thaís da Costa Firmino                C16965-0

ARTIGO:

Estresse e vestibular como desencadeadores de somatizaçãoes em adolescentes e adultos jovens.

Perguntas:

  1. “A adolescência tem inicio na puberdade, fase na qual ocorre o desenvolvimento sexual do individuo e nessa etapa ocorrem transformações físicas e psicológicas. É um período inusitado, no qual o jovem se depara com responsabilidades que não lhe eram atribuídas anteriormente... (Santos, 2005, p.58).”

Essas transformações físicas e psicológicas ditas pelo autor podem desencadear somatizações, como estresse, ansiedade ou até mesmo o medo, por expectativas referentes ao amadurecimento, independência e autonomia do individuo e transição que é exigida pela sociedade?

  1. Há diversos agentes estressores e eles podem estar relacionados tanto a acontecimentos fundamentais da vida, quanto a situações cotidianas, como a perda de um objeto pessoal. Durante o período em que esses jovens e adolescentes estão em aula, como que eles se comportam perante esses agentes?

  1. “Podemos afirmar que o vestibular é um ritual de passagem permeado por desafios acrescidos das características conturbadas da adolescência – crise da identidade e projeto profissional. Em função disso, é recomendado que os jovens, durante esse período, procurem uma orientação que os auxilie (Silva & Soares, 2011, p. 117). O exame vestibular pode ser considerado um forte gerador de estresse, que se expressa através de tensão em grande quantidade, diminuição de memória, irritabilidade, sonolência e perda de concentração (Rocha ET AL., 2006 p.97). Nosso corpo, ao sofrer uma demanda de agentes estressores, manifesta sintomas físicos, ou seja, tende a somatizar (Campos, 1992, p. 372).”

Na escola, durante esta fase, em que os adolescentes estão ingressando ao ensino superior, os profissionais da educação e também da saúde, fazem reuniões e propostas para auxiliar os pais e os estudantes sobre os desencadeadores e agentes estressores? A forma como o individuo lida com essa situação estressante pode ser um fator importante para o sucesso ou não no concurso?

  1. A tradição de estudar numa universidade federal e o status que isso proporciona, por muitas vezes oferecer um ensino mais qualificado, ainda são pensamentos comuns e exercem influencia no ambiente social. Andrade (2002, p.7) acredita que o modelo de educação superior está imensamente relacionado com a formação escolar do individuo. No Brasil, as escolas publicas vêm enfrentando um enorme problema quanto à qualidade de ensino oferecido. As escolas privadas (particulares) têm proporcionado uma educação mais esmerada e prepara seus alunos para a entrada no curso superior. Há uma igualdade de oportunidade para esses estudantes?

  1. O concurso vestibular é um ritual de passagem para os jovens brasileiros, uma barreira a ser transposta, a qual é considerada o marco que separa a adolescência da vida adulta. O que se pode analisar na sociedade brasileira atual é a grande competitividade existente em relação ao ingresso em uma universidade federal. Porque a cada vez mais os estudantes estão competindo por um número escasso de vagas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com