TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de estagio

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO ENFERMAGEM

ESTÁGIO CURRICULAR I

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR I: MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA

Ana Carolina Coimbra

Camilla Nunes

Dinara Araújo

Isabela Nolêto

Maria do Carmo Campos

Nalma Carvalho

Natália Guerreiro

TERESINA

MAIO/2015

INTRODUÇÃO

De acordo com Ogg e Paganini (2008), as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, do Ministério da Educação, orientam as instituições de ensino superior buscando garantir um ensino de qualidade. Elas também trazem considerações para a formação profissional do enfermeiro numa visão generalista e humanizada.

Nesse sentido, o aluno deve ser preparado para ser capaz, mediante o aprendizado disponibilizado, de colocar em prática o que lhe foi repassado, observando fatores humanos, técnicos e administrativos descritos na proposta pedagógica da instituição.  

Desta forma, Silva e Ruffino (1999), afirmam que para atuar na educação é necessário conhecimento das diferentes abordagens de ensino ou tendências pedagógicas, que podem nortear a prática docente, pois as mesmas refletem o caráter ideológico que perpassa o sistema educacional de contextos determinados. Assim é necessário que os educadores, através da consciência crítica, reavaliem os modelos educacionais e analisem as influências exercidas por eles na sua prática educativa.

O ensino clínico é uma etapa na formação do acadêmico e está relacionada com o cuidar do ser humano nas diferentes fases da sua evolução, dessa forma, o aluno é introduzido à prática e técnica de modo simultâneo, em conjunto com os dados científicos assimilados, para que sejam desenvolvidas e aprimoradas suas habilidades (OGG, PAGANINI, 2008).

Para isso é indispensável uma boa base teórica e prática antecedentes a experiência hospitalar, preparando melhor assim o acadêmico para lidar com essa situação ainda desconhecida, somente assim obtêm-se excelência no desempenho (tanto psicológico como teórico-prático) desses, no campo de estágio.

Teixeira e Felix (2011) afirma que os professores precisam escolher as intervenções para a prática do cuidado, pois os acadêmicos são de diferentes idades, estilos de vida, experiências e talentos. Enquanto, alguns estudantes tem o primeiro contato com as tecnologias de curativos e a administração de medicamentos, outros já são profissionais da área, como por exemplo tecnólogos em Enfermagem, que já se aprofundaram na parte prática da profissão.  

Para Santos e Leite (2010) a comunicação e a interação entre alunos e professores, sob as mais diversas formas, assume papel indispensável na avaliação formativa, denotando o papel e a natureza do feedback dos processos e produtos do trabalho.

Neste sentido esse o estágio tem por objetivos: Propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos; Criar um espaço de transição entre a vida estudantil e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia; Desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais, além de, oferecer a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, analisar situações reais e propor, se for o caso, inovações no ambiente organizacional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com