TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que é importante produzir conhecimento na área da história da enfermagem?

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

No decorrer de sua trajetória, a Enfermagem vem lutando para conquistar seu espaço e reconhecimento profissional, as novas gerações de enfermeiros devem compreender que esse progresso do qual usufruem hoje é o resultado de um lento progresso, para o qual muitas pessoas e fatores contribuíram ligados ao histórico-cultural e socioeconômico da época. A aproximação entre Enfermagem e História, permite analisar o passado da profissão, conhecendo personalidades e criações científicas valiosas para a evolução da profissão até o presente.

Aprofundar o estudo cientifico sobre os acontecimentos históricos na enfermagem, é essencial para que possamos ver diferença que a enfermagem fez e faz na vida dos pacientes. Percebemos que as pessoas que exerceram essa profissão em determinados momentos da historia mundial atuaram em condições precárias e até desumanas, e mesmo com todos esses os fatores, conseguiam proporcionar o melhor cuidado possível aos enfermos, pode se mencionar, por exemplo, Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, ela foi voluntaria na Guerra da Criméia em 1854, e organizou um hospital onde cuidou dos soldados feridos, e com os conhecimentos adquiridos, estabeleceu protocolos de abordagem que colaboraram para reduzir a mortalidade dos soldados britânicos, sendo conhecida desde então como a precursora da enfermagem.

A observação desses fatos históricos revelam a importância do saber sobre a história da enfermagem, relacionando simultaneamente com a experiência que pode ser adquirida durante cotidiano acadêmico, pessoal e profissional, que são um rico gerador de conhecimento. Entender o passado da enfermagem e seu desenvolvimento faz-se necessário à medida que o profissional ou graduando reflete criticamente sobre o significado da profissão, elevando a própria pratica profissional e compreendendo ainda mais a importância da humanização do cuidado.

Em síntese, resgatar a memória, estudar e valorizar a História da Enfermagem é de extrema importância ainda na graduação. É necessário aprofundar os conhecimentos e incentivar a sua pratica pelos estudantes, pois contribuir na ampliação do campo de estudo e conhecimento sobre a historia da profissão é necessário e indispensável para fundamentar a própria prática profissional e ampliar o pensamento critico. Enfermeiros que conhecem apenas o presente perdem a oportunidade de desfrutar de um conhecimento relevante e muito rico sobre sua profissão, assim como também pode avaliar e julgar de forma ignorante os acontecimentos atuais que afetam sua carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com