TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Infecção da Ferida de Cirurgia

Por:   •  21/3/2023  •  Seminário  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DESAFIO 1        4

2.2        DESAFIO 2        4

2.3        DESAFIO 3        5

2.4        DESAFIO 4        6

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

        

        

  1. INTRODUÇÃO

O enfermeiro desempenha um papel de fundamental importância na construção do sistema de cuidados por interagir amplamente com todos os profissionais da saúde. Nesse sentido, o enfermeiro gerencia os conhecimentos relativos ao exercício do trabalho assistencial da enfermagem e dispõe de autonomia para avaliar necessidades assistenciais do paciente, decidindo sobre o cuidado.

O cuidado de enfermagem é parte importante do exercício profissional do enfermeiro, pois através dela é possível identificar as demandas do paciente e traçar estratégias de cuidado. Para que o cuidado de enfermagem seja bem desenvolvido é necessário que se utilize um método para norteá-lo. A ferramenta metodológica utilizada para nortear o cuidado de enfermagem é o Processo de Enfermagem. Ao utilizar o Processo de Enfermagem o profissional pode visualizar melhor o paciente, o que proporciona melhor qualidade na assistência.

Assim, é fundamental que o Processo de Enfermagem seja executo de forma plena, visando a melhor saúde do paciente. Contudo, estes profissionais estão sujeito a erros e infrações éticas, podendo aumentar os ricos aos quais os pacientes estão expostos. Portanto, é fundamental que os enfermeiros possuam capacitação para executar esse cuidado, sobretudo no que diz respeito ao cuidado na administração de medicamento e tratamento no pós-operatório.

Para abordar essas questões, esta produção irá realizar o estudo do caso da paciente Hilda,  de 71 anos, a qual passou pela realização de uma osteossíntese de fêmur de urgência. Na UIT, a paciente foi medicada com dipirona, contudo, possuía alergia, o que foi não consultado pelos profissionais. Além disso, esse medicamento era para ter sido administrado em outra paciente que estava dividindo o quarto com Hilda. Com base nisso, esta produção objetiva elucidar as condutas do enfermeiro nesse processo.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO 1

Segundo Barros (2016), o Processo de Enfermagem possui cinco fases, a saber: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. No caso da anamnese, esta se encontra na primeira etapa, ou seja, na fase de coleta de dados. De modo geral, a anamnese busca entender a história da doença do paciente, por meio da rememoração dos eventos anteriores relacionados a saúde do indivíduo e da identificação das manifestações clínicas apresentadas (SANTOS; VEIGA; ANDRADE, 2011).

Assim sendo, a anamnese fornece um quadro histórico acerca do paciente, tanto em relação a história da doença atual como anteriores, sendo um meio de descrever o histórico do paciente. Para a coleta dessas informações, o enfermeiro realizar a coleta direta, a partir de uma entrevista com o paciente ou preenchimento de questionário; e a coleta indireta, que consiste na entrevista de entrevistar familiares, recorrer ao prontuário do paciente e exames clínicos, pois todos são meios de conhecer a história clínica do indivíduo.

Em se tratando da construção de um instrumento de anamnese para uso do enfermeiro, são considerados essenciais as seguintes informações: identificação do paciente (idade, sexo, estado civil, profissão e outros); queixa principal (sintomas); história da doença atual (todos aspectos da patologia, como início, intensificação e outros); história familiar (referente a patologias de parentes); história pessoal (hábitos de vida, como utilização de medicamentos; se possui alergias; detalhamento de doenças crônicas); revisão por sistemas (observar como está o corpo no geral).  

  1. DESAFIO 2

A paciente caiu sem nenhuma razão aparente, havendo grande dor no membro inferior direito (MID), o qual, no dia da avaliação, encontrava rotacionado externamente e muito edemaciado. É necessário investigar a causa da queda da paciente, pois pode estar relacionada cum alterações no sistema osteomuscular, como a redução da massa óssea muscular e redução da força e resistência, o que pode ter levado a essa queda sem razões aparentes.

Quanto aos métodos propedêuticos, recomenda que seja realizada a inspeção, enfatizando a comparação entre as articulações, no que diz respeito a coloração da pele e mobilidade articular. Também é fundamental que seja feita a palpação, para que o enfermeiro possa perceber possíveis alterações da temperatura cutânea, bem como edemas, dores, proeminências ósseas e até mesmo nódulos (PATINE; BARBOZA, 2004).  

  1. DESAFIO 3

Ao trabalhar a questão de ocorrências éticas na enfermagem, observa-se que podem existir três tipos de classificações: negligência, imprudência e imperícia. De acordo com Freitas e Oguisso (2003), a negligência ocorre quando uma atitude ou conduta não é realizada diante de uma situação em que era esperada. Ou seja, é quando o profissional deixa de realizar a ação que deveria ser feita, agindo com descuido, desatenção ou indiferença, deixando e lado as precauções necessárias. Como exemplos de negligência, Carboni, Reppetto e Nogueira (2018, p. 104) destacam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (211.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com